Reverendo Emanuel Vanorden (1839-2017)
O holandês Emanuel Vanorden (1839-1917) foi um missionário presbiteriano, que fundou em São Paulo a Typographia Vanorden, e editou revistas e jornais evangélicos como “O Pregador Christão”, “A Aurora”, “A Puericia”, e outros, e lutou pelo fim da escravidão no Brasil. Emanuel Vanorden se correspondia com a British and Foreign Anti-Slavery Society, uma sociedade abolicionista inglesa.
“O Rev. Emanuel Vanorden nasceu em Hague, Holanda, chegou aos Estados Unidos quando jovem, e serviu no hospital de serviço durante a Guerra Civil. Ele estudou no Colégio Grinnell em Iowa e no Seminário Teológico de Chicago. Por vários anos ele foi pastor da Igreja Presbiteriana Holandesa em Chicago, e sua igreja foi usada como depósito para comida e roupa após o incêndio de Chicago. Por 45 anos... viveu no Brasil para onde foi como missionário. Por vários anos ele foi um obreiro da igreja que se autossustentava. Como membro da Sociedade Abolicionista de Londres, ele tomou uma proeminente parte no movimento abolicionista no Brasil, e editou vários jornais de igreja além de publicar livros” (THE SALINA DAILY UNION, 16 de Junho de 1917, p. 06)
A abolição da escravidão no Brasil ocorreu em 13 de Maio de 1888, por meio da sanção da Lei Áurea (Lei Imperial nº 3.353, de 13 de Maio de 1888).
Em correspondência enviada ao jornal The Christian, de Londres, Inglaterra, na edição de 14 de Setembro de 1888, p. 25, há uma publicação de uma carta de Emanuel Vanorden, em que há trecho em que o missionário cita a libertação dos escravos no Brasil:
“O Rev. Emanuel Vanorden escreve de São Paulo, Brasil:— ‘Pela graça e misericórdia de Deus cheguei em segurança a esta capital no último Sábado à noite, após uma viagem próspera de vinte e três dias. O país inteiro está mais ou menos feliz por causa da libertação dos escravos. Muitos fazendeiros estão completamente arruinados e precisam aprender a usar as próprias mãos e cérebros para ganhar o pão e a manteiga.”
Comentários
Postar um comentário