John Newton: marinheiro, pastor e compositor de hinos

 

John Henry Newton Jr. (1725-1807)

John Henry Newton Jr. (1725-1807), foi um marinheiro e ex-traficante de escravos que depois de se converter, tornou-se pastor e compositor de hinos evangélicos. Dentre as composições mais famosas de John Newton estão os hinos “Amazing grace, how sweet the sound...” (Sublime graça que alcançou um pobre como eu...), hino 14 de Hinos e Cânticos, e “Safely through another week” (A semana já passou, o Senhor guiou-nos bem...), hino 139 do Cantor Cristão.

John Newton nasceu em Londres, capital da Inglaterra, e perdeu sua mãe quando era pequeno. Ficando sob os cuidados de seu pai, John Newton aprendeu o ofício paterno: ser marinheiro.

JOHN NEWTON. Escravo, capitão de navio negreiro e, finalmente, um pastor popular e autor de alguns nobres hinos, a carreira de John Newton é uma das mais extraordinárias já conhecidas. Ele nasceu em Londres em 1725, seu pai era capitão de navio e sua mãe uma mulher piedosa que encheu a memória de seu único filho com passagens da Bíblia e do catecismo. [...]” (THE AGE, 07 de Novembro de 1925, p. 23)

John Newton chegou a ser um soldado da Marinha britânica, porém desertou, foi preso e punido duramente por oficiais da Marinha, porém conseguiu fugir de novo.

Como era marinheiro, conseguiu emprego com um mercador de escravos nas Ilhas Banana, Serra Leoa. A esposa do mercador de escravos era negra e não gostou de John Newton, e pediu a seu marido que o tratasse como um escravo. John Newton então teve que passar por muitas penúrias: trabalhava de modo penoso, e quase não tinha com o que se alimentar.

John Newton fugiu de seu cruel patrão, e enviou uma carta para seu pai, que estava em Londres. O pai de John Newton pediu ao capitão do navio Greyhound que resgatasse o seu filho.

Quando John Newton estava a bordo do Greyhound, uma feroz tempestade se levantou no mar, e John Newton orou: “Que o Senhor tenha misericórdia de nós!” (THE WAR CRY, 16 de Julho de 1921, p. 06). O navio foi salvo do naufrágio, e John Newton se converteu, e, anos depois, se arrependeu de ser um mercador de escravos, e abandonou completamente esta prática.


John Newton: marinheiro, pastor e compositor de hinos © 2024 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0 

Comentários