Joseph Henry Gilmore e o Salmo 23

 

Joseph Henry Gilmore (1834-1918)

Joseph Henry Gilmore (1834-1918), um pastor batista, autor do hino “Jesus me guia, que prazer...” (He leadeth me), hino 359 do Cantor Cristão, nasceu em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos. Joseph H. Gilmore graduou-se em 1861, na Instituição Teológica Newton, e no ano de 1862 foi ordenado um pastor batista.

O hino “Jesus me guia, que prazer...” nasceu assim: “[...] O Dr. Joseph Henry Gilmore, numa noite de Março de 1862, proferiu um sermão em uma reunião de oração sobre o Salmo 23, na Primeira Igreja Batista da Filadélfia. Depois, na casa de amigos, continuou-se a discussão do assunto. ‘Durante a conversa’, ele relatou, ‘a bênção da direção de Deus cresceu tanto em mim que peguei meu lápis, escrevi o hino tal como está hoje, entreguei-o à minha esposa e não pensei mais sobre isso. Ela o enviou, sem meu conhecimento, para o Watchman and Reflector.” (THOMAS, Nancy White. He leadeth me: o blessed thought!. Presbyterian Survey, Setembro de 1959, p. 42)

Comentários