O julgamento de Christão e Fiel

 

O Peregrino, Imprensa Metodista

No livro O Peregrino (Pilgrim’s Progress) escrito pelo pastor batista John Bunyan (1628-1688) há um capítulo que fala da Feira da Vaidade, um local em que Christão e Fiel tiveram que atravessar enquanto peregrinavam rumo à Cidade Celestial.

“Vi em meu sonho que ao sahir do deserto, descobrirão uma cidade, chamada a cidade de Vaidade, onde ha uma grande feira, a feira dura todo o anno, e que se chama a Feira de Vaidade, porque a cidade, onde ella se faz, é vaidade, e tudo o que ahi concorre e se vende, não é senão vaidade; segundo a palavra do sabio. (Eclesiastes 1.2) ‘Tudo é vaidade.’ [...] Ora, como disse, o caminho para a Cidade Celeste passa pelo meio da cidade, onde fazem esta grande feira e aquelle que quer ir para a patria Celeste sem passar por esta cidade de Vaidade ha de sahir do mundo. [...]” (Tradução de Robert Reid Kalley, publicada no Correio Mercantil, nº 305, 06 de Novembro de 1856, p. 01 e 02)

Ao passar pela Feira da Vaidade Christão e Fiel foram denunciados por um negociante do lugar, que ao perguntar-lhes em tom de zombaria o que queriam comprar naquela feira, e os peregrinos responderam que queriam comprar a verdade. A resposta de Christão e Fiel causou alvoroço na cidade de Vaidade, e vista como uma ofensa, pois verdade não existia naquele lugar.

Acusados de causar o alvoroço na Feira da Vaidade, Christão e Fiel foram levados a julgamento, tendo como juiz o Sr. Aborrece o Bem. As testemunhas de acusação foram Inveja, Superstição, e Busca Favores.

Depois do interrogatório das testemunhas de acusação, os jurados foram chamados a dar o veredicto. Os jurados eram: Cego, Bem Nenhum, Malícia, Gosto de Vícios, Má Vida, Porfiado, Orgulho, Ódio, Mentira, Crueldade, Aborrece a Luz, e Implacável. O veredicto foi a condenação de Christão e Fiel.

 Fiel foi martirizado na feira da cidade de Vaidade, e, enquanto Christão aguardava na prisão, o cumprimento de sua sentença de morte, Christão fugiu da prisão, e assim pôde continuar sua jornada rumo à cidade Celestial.

O julgamento de Christão e Fiel by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

Comentários