Vasili Pawloff: um pastor batista

Vasili Pawloff (1854-1924)

Vasili Pawloff (1854-1924), um pastor batista, se converteu aos dezesseis anos de idade, e se preparou para o ministério pastoral em Hamburgo, Alemanha. Ao retornar à Rússia, Vasili Pawloff pregava nas regiões do Rio Dom, do Rio Volga, e montanhas do Cáucaso.

Devido o seu sucesso na evangelização, Vasili Pawloff foi detido por oficiais russos, e em 1887 foi banido para a Sibéria.

Mesmo cumprindo pena de quatro anos na Sibéria, Vasili Pawloff continuou a pregar. Depois que cumpriu a sentença de banimento, ele voltou para sua casa na cidade de Tíflis.

Algumas semanas depois de sua libertação, Vasili Pawloff foi intimado a comparecer perante as autoridades, e ordenaram-lhe que assinasse um documento comprometendo-se a não pregar mais. Vasili Pawloff se recusou a assinar este documento, e foi preso sem o devido processo legal, e foi preso mais uma vez, e enviado novamente à Sibéria.

No segundo período de exílio, a família de Pawloff foi levada junto com ele, porém, sua filha faleceu por afogamento, e a esposa dele, e mais três filhos faleceram de cólera. Restou a Vasili Pawloff apenas um filho.

Vasili Pawloff continuou a pregar, e muitos se converteram em seu segundo período de exílio na Sibéria.

No final da segunda pena de quatro anos que Vasili Pawloff cumpriu por causa de sua fé, a igreja liderada por ele já contava com cento e cinquenta membros. Em seu segundo retorno do exílio na Sibéria, Vasili Pawloff decidiu deixar sua terra natal, devido à perseguição à sua fé, e foi para  Tulischa, na Romênia, onde se juntaram a ele outros crentes muitos batistas que também foram perseguidos por causa de sua fé.

Comentários