Eden-Lar das Crianças: uma obra social

 

 Início do Eden-Lar das Crianças, São José dos Campos-SP

Eden-Lar das Crianças é uma instituição social evangélica que surgiu em 1934 na cidade de São José dos Campos, São Paulo, e, no começo, levava o nome de Asylo Eden. A fundadora do Eden-Lar das Crianças foi a professora Isolina P. da Costa, e ela contou com a ajuda da Sra. Ondina Bueno. Isolina Costa apresentou a ideia de criar um lar que abrigasse crianças à diretoria administrativa da Igreja Cristã Evangélica de São José dos Campos, e esta igreja, reunida em Assembleia Geral aprovou o empreendimento social da professora Isolina.
"A jovem professora Isolina Pereira Costa, observando as crianças que maltrapilhas perambulavam pelas ruas da pequena cidade, filhos de pais doentes internados em pensões e sanatórios para tratamento pulmonar, apresentou à direção da Igreja Cristã Evangélica, sugestão para se criar uma casa de atendimento a essas crianças. Em Assembléia Geral, a Igreja Cristã Evangélica deliberou a criação da Instituição, que desde então iniciou a atividade social, providenciando a legalização e elaboração de estatuto aprovado em 01.06.1934. Com o nome de Azylo Éden, a Instituição foi registrada em Cartório competente sob no. 12, em 20.06.1934." (Revista Éden-Lar: especial 80 anos/2014, p. 06)
 
Professora Isolina P. Costa
Foto: Revista Éden-Lar: especial 80 anos/2014, p. 07
O jornal Diario de Noticias, edição de 21 de Março de 1934, p. 08, trouxe os seguintes dados desta instituição: "...Asylo Eden, instituição que se propõe a cuidar da educação physica, moral e intellectual de crianças desamparadas com o fim de livra-las da má influencia a que estão sujeitas, por não ter quem se interesse por ellas e que vivem perambulando pelas ruas da nossa cidade, o que constitue não só um espectaculo contristador e doloroso, como é ao mesmo tempo um attestado deprimente para os nossos foros de povo civilizado."

Comentários