Oh happy day, that fixed my choice...

 Philip Doddridge (1702-1751)

O pastor congregacional Philip Doddridge (1702-1751) é autor do famoso hino inglês Oh happy day, that fixed my choice” (Alegre o dia em que aceitei Jesus e Nele a salvação), hino 322 do Hinário Evangélico, cuja tradução foi feita pela missionária Sarah Poulton Kalley (1825-1907).

Philip Doddridge era caçula de vinte irmãos, e, desde tenra idade sua mãe lhe contava histórias da Bíblia. Aos vinte e um anos de idade, Philip Doddridge foi pastorear a Igreja Congregacional Castle Hill, em Northampton.

Com a saúde muito frágil, Philip Doddridge foi para Lisboa, Portugal, para se recuperar, e lá faleceu em 1751.

“Philip Doddridge escreveu quase 400 hinos durante sua existência, mas seu ‘Alegre o dia!’ sempre será o mais amado da lista. Um amigo próximo e admirador de Isaac Watts, outro talentoso hinista inglês, Doddridge escreveu a maioria de seus poemas religiosos para uso em ligação com seus sermões na congregação independente em Kibworth, e, depois, nas pregações em Northampton.  Era costume dele, imediatamente depois de escrever seus sermões dominicais matutinos de cada semana, escrever um hino que incluía o sentimento a doutrina e o sentimento devocional de cada sermão, e dispô-lo para cantar no final de sua pregação. [...]” (POWELL, Horace B. Stories of famous hymns. Youngstown Vindicator, 10 de Março de 1941, p. 10)

Comentários