Robert Jermain Thomas (1840-1866)
Robert Jermain Thomas (1840-1866) foi um missionário da Sociedade Missionária de Londres, e se tornou o primeiro missionário evangélico na Corei, e foi martirizado naquela Nação, por causa de sua fé.
“O Rev. Robert Jermain Thomas... nasceu em 7 de Setembro de 1840, em Rhayader, Radnorshire, País de Gales. Parece que pouco é conhecido sobre sua infância, exceto o fato de que ele se filiou à igreja aos 14 anos de idade, em Hanover, Monmouthshire, para onde a família parece ter se mudado. Logo depois da sua graduação no New College, Londres, ele foi nomeado como um missionário da Sociedade Missionária de Londres para Xangai, e foi ordenado para o pastorado em 4 de Junho de 1863, em sua igreja natal em Hanover. Antes dele navegar para Xangai em 21 de julho, daquele ano, ocorreu seu casamento com Caroline Godfrey, de Oundle, e o jovem casal viajou junto na longa viagem até o outro lado do mundo, de onde nenhum dos dois retornaria. Eles chegaram a Xangai no início de Dezembro de 1863, e no mês de Março seguinte ele partiu em uma curta viagem para Hankow. Durante sua ausência, a Sra. Thomas morreu em 24 de Março. [...] Poucas semanas após a morte da Sra. Thomas, ele visitou Pequim, mas ficou pouco tempo, retornando a Xangai no início do outono. Em Dezembro, ele renunciou à sua ligação com a Sociedade Missionária de Londres... e por um curto período permaneceu em Chefoo. Depois de alguns meses... no início de 1865, solicitou a renomeação na Sociedade Missionária de Londres, enquanto esperava em Chefoo uma resposta ao seu requerimento, ele encontrou um dois coreanos que vieram a Chefoo, a negócios. [...] ele decidiu retornar à Coreia com estes dois homens. Ele convenceu o Sr. Williamson a deixá-lo levar um suprimento de Bíblias para distribuição [...]. Partindo com os dois homens, ele desembarcou na Província de Whanghai no começo de Setembro, permaneceu lá até Dezembro, distribuindo suas Bíblias, aprendendo o que ele podia da língua, e fazendo muitos amigos [...]. Em Janeiro de 1866, ele chegou em Pequim, onde recebeu a resposta dos diretores da Sociedade Missionária de Londres, aceitando-o novamente. [...]” (HAMILTON, Floyd E. The first protestant martyr in Korea. The korean mission field, Setembro de 1927, p. 182)
No ano de 1866, Robert Jermain Thomas retornou à Coreia. Quando o navio que o Rev. Jermain embarcou chegou perto da Ilha de Sook Syum, e recebeu uma licença para navegar por aquela região, depois de explicarem que estavam ali a negócios. O comandante dos soldados coreanos resolveu retornar ao navio onde estava o missionário Robert Jermain Thomas, e um marinheiro pediu para ver a insígnia do oficial, uma vara de bambu rachada, que sem esta vara o oficial comandante dos soldados não poderia exercer seu ofício, não quis devolver a vara para o comandante. Essa astúcia do estrangeiro custou uma guerra, e os tripulantes do navio foram levados presos pelos soldados coreanos.
Robert Jermain Thomas foi forçado a desembarcar na praia, mas antes de desembarcar, o missionário jogou algumas cópias da Bíblia para que as pessoas que estavam na praia pudessem pegá-las. O soldado que conduziu o desembarque do missionário estava disposto a matá-lo. Robert Jermain Thomas ofereceu uma Bíblia, ao soldado, que recusou, e ceifou a vida do missionário Robert Jermain Thomas.
Um adolescente, que à época, ficou com três cópias da Bíblia lançadas na praia pelo missionário Robert Jermain Thomas, se converteu e se tornou um presbítero da Igreja Presbiteriana.
Cena do Rev. Robert Jermain Thomas oferecendo uma Bíblia ao soldado coreano antes de sua morte
The Chronicle of the London Missionary Society, Dezembro de 1927, p. 267
Comentários
Postar um comentário