Capa de A Biblia no Brasil, primeira edição, Julho/Agosto/Setembro de 1948
Foram os colportores evangélicos que saíam de vila em vila, de casa em casa, pelas regiões mais remotas do Brasil Império e do Brasil República, que tornaram a Bíblia, o livro do Brasil.
Em 1856, a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira enviou ao Brasil o colportor inglês Richard Corfield. O relatório publicado em 1859 pela Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, traz este relato das atividades do colportor Richard Corfield em solo brasileiro:
“O Sr. Corfield ainda tem feito do Rio de Janeiro seu centro de operação, mas tem empreendido jornadas alongadas e freqüentes nas partes remotas do Império brasileiro... Em pouco mais de dois anos o Sr. Corfield foi capaz de espalhar sobre uma vasta extensão do país, e entre povos de várias nacionalidades, 12.447 cópias da Palavra inspirada... A primeira jornada do ano passado foi para o sul do Brasil, e incluiu visita dos seguintes lugares importantes: Santa Catarina, São Francisco, a Colônia alemã em Dona Francisca, Rio Grande, Pelotas, Porto Alegre, etc. Durante esta jornada 800 cópias da Bíblia foram vendidas... A segunda jornada do Sr. Corfield o levou à Província de Minas Gerais, famosa por operações de mineração. Vários lugares importantes foram visitados nesta rota, e 727 cópias da Bíblia foram distribuídas, quase totalmente por meio de vendas... A terceira e concluinte jornada do ano foi para o Norte do Brasil. O Sr. Corfield foi para o Pará, e de lá então, para o Amazonas. Bahia, Maranhão, Pernambuco e muitos outros estados foram visitados, e, nesta ocasião, mais 1.363 cópias da Bíblia foram vendidas. Chegando ao Pará, o Sr. Corfield comenta: ‘... Minhas vendas num curto tempo foi acima de 200 Bíblias...” (Fifty-fifth Report of the British and Foreign Bible Society, 1859, p. 274-278)
Entre os anos de 1857, 1858, e 1859, o colportor Richard Corfield espalhou pelo Brasil Império 12.447 exemplares da Bíblia.
Um dos colportores de maior destaque no Brasil foi Frederick Charles Glass (1871-1960), que também deixou vários livros, e fez diversas viagens de colportagem pelo Brasil, distribuindo a Bíblia pelo território brasileiro.
Frederick C. Glass (1871-1960)
Frederick Charles Glass escreveu os seguintes livros: Adventures with the Bible in the Brazil; A thousand miles in a dug-out; Through the heart of Brazil. O livro Adventures with the Bible in the Brazil foi publicado no Brasil com o título de “Aventuras com a Bíblia no Brasil”.
Frederick Glass foi missionário da South American Evangelical Mission, posteriormente chamada de Evangelical Union of South America, e colportor da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira.
F. C. Glass veio para o Brasil em 1892 contratado por uma grande companhia brasileira de estrada de ferro, mas ainda não era um crente convertido. Foi por meio de um evangelista canadense chamado Reginald Young (1867-1923) que o missionário F. C. Glass entregou sua vida a Cristo. Depois o Sr. Glass conseguiu um contrato com uma empresa britânica de mineração em Minas Gerais, e quando sentiu a chamada para o campo missionário, relutava, pois ainda tinha contrato vigente por mais dois anos com esta empresa de mineração. Glass foi intoxicado com hidrogênio arsenicado, e se recuperou milagrosamente sem ajuda médica. Então a empresa de mineração decidiu romper o contrato dele, e assim ele pode cumprir sua jornada missionária sem embaraços,
já que como colportor tinha que jornadear pela imensidão do Brasil.
Comentários
Postar um comentário