João Calvino: o grande reformador

 João Calvino (1509-1564)

"João Calvino nasceu em Noyon, Picardia, na França, em dez de Julho de 1509... Seus pais foram Gerard Cauvin e Jeanne Lefranc. [...]" (EL ABOGADO CRISTIANO ILUSTRADO, 08 de Julho de 1909, p. 05)

Por influência de um primo chamado Pierre Robert Olivetan (1506-1538), tradutor da Bíblia para o francês, João Calvino se converteu.

Devido as perseguições que se levantaram contra Calvino na França, por causa de sua fé, ele teve que fugir de sua terra natal.

Em Julho de 1536, João Calvino chegou a Genebra, na Suíça, para apenas pernoitar,  e por lá permaneceu muito tempo, com exceção do período de desterro.

A presença de João Calvino e do pregador evangélico Guilherme de Farel (1489-1565) na cidade de Genebra, trouxe progressos para o avanço da Reforma Protestante naquela cidade, trouxe avanços na área educacional, pois em 1536, João Calvino propôs um plano educacional que estabelecia escola gratuita para crianças pobres.

Com a eleição de integrantes do partido chamado "Os Libertinos", a situação política tornou-se desfavorável a João Calvino e a Guilherme de Farel, então uma ordem de desterro (expulsão) foi publicada contra Calvino e Farel, no ano de 1538.

João Calvino e Guilherme de Farel tiveram que fugir de Genebra, porém no ano de 1541, a ordem de desterro contra João Calvino foi revogada, e assim o reformador pôde retornar a Genebra, e lá permaneceu até sua morte, em 27 de Maio de 1564.

 


Comentários