Robert Reid Kalley (1809-1888)
Robert Reid Kalley, missionário evangélico, que também era médico, nasceu em 08 de Setembro de 1809 na cidade de Mount Florida, próximo a Glasgow, na Escócia, e se graduou em Medicina na Universidade de Glasgow, e recebeu seu diploma de médico em 1829.
A publicação The Christian portrait gallery, containing over one hundred life-like illustrations with biographic sketches, 1889, p. 171, trouxe as seguintes informações da vida do Dr. Robert R. Kalley:
"Robert Reid Kalley nasceu em Setembro de 1809. Ele estudou Medicina, e recebeu seu diploma em Glasgow em 1829. Depois de duas viagens para a Índia, ele começou a trabalhar como médico em Kilmarnock no ano de 1832. Ele logo entrou em todos os deleites e diversões de uma vida mundana, e ficou conhecido na cidade como 'o jovem doutor dançarino'. Aludindo aquele período de sua vida, ele disse de si mesmo: 'Eu era um inimigo de Deus.' [...] Referindo-se à sua conversão, ele escreveu: 'Por volta de 1835, eu fui encontrado pelo Senhor, principalmente pelo testemunho de uma mulher cristã idosa, muito pobre, que eu estava atendendo. Quando eu comecei a pensar em tais coisas, falei com outro jovem em similar estado de mente, chamado William Hall. Nos encontramos para lermos a Bíblia juntos. Então, o ancião John Lander uniu-se a nós, para nos ajudar e direcionar. Então, outros, até que houvesse dezessete se reunindo semanalmente em minha casa para estudar a Palavra de Deus e para orar.'"
Após se converter, Robert R. Kalley começou a realizar reuniões de estudos bíblicos voltados para as pessoas carentes de Kilmarnock.
No ano de 1838, depois de sua ordenação pastoral, Robert R. Kalley ia ser missionário na China, unido à Sociedade Missionária de Londres, e, quando navegava para a nação chinesa, no decorrer da viagem, ele teve que desembarcar na Ilha da Madeira com sua esposa, pois a esposa dele estava muito doente.
Na Ilha da Madeira, o Dr. Kalley aprendeu o português, prestava serviços médicos gratuito aos pobres, e ensinava a Bíblia em sua casa.
Quando o número de evangélicos aumentou na Ilha da Madeira, devido às atividades missionárias do Dr. Kalley, a perseguição sobreveio, e, Robert R. Kalley chegou a ser preso por ensinar a Bíblia na Ilha da Madeira, mas foi solto em Janeiro de 1844, devido a intervenção do governo britânico.
Em Agosto de 1846, a perseguição aos evangélicos se intensificou na Ilha da Madeira, a ponto de queimarem a casa do Dr. Kalley, e, por este motivo o missionário Kalley e outros evangélicos tiveram que se retirar da Ilha da Madeira.
No ano de 1855, o missionário Robert Reid Kalley chegou ao Brasil juntamente com sua esposa Sarah Poulton Kalley (1825-1907), com quem se casou depois de ficar viúvo.
215 do nascimento do missionário Robert Reid Kalley © 2024 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0
Comentários
Postar um comentário