Roderick Murdo Gillanders (1899-1982)
Roderick Murdo Gillanders (1899-1982) foi um missionário evangélico nascido na Nova Zelândia, que veio para o Brasil, e em território brasileiro também foi colportor, tendo como companheiros de colportagem, o missionário Frederick Charles Glass (1871-1960) e Antão Pessoa.
"O Sr. Gillanders foi um dos primeiros graduados do Instituto de Treinamento Bíblico da Nova Zelândia, em Auckland, e esteve trabalhando ligado ao Sr. Glass, o famoso missionário, autor de um livro missionário padrão intitulado 'With the Bible in Brazil'. O neozelandês recentemente completou uma viagem de colportagem de 200 milhas pelos lugares ermos deste quase desconhecido território, ocupando oito meses. Ele foi acompanhado pelo Colportor Pessoa, um primo de um ex-Presidente da República do Brasil. A maior parte da viagem foi efetuada no lombo de uma mula. Eles atravessaram uma vastidão de 120 milhas, cruzando a alta planície que separa os Estados da Bahia e Goiás. Eles cavalgaram por uma região de 150 milhas com um sinal escasso de civilização. Certo dia uma onça de um morro próximo rugiu com os viajantes aventureiros, cuja fogueira grande, à noite, manteve os inimigos felinos a uma distância respeitável. [...]" (Poverty Bay Herald, nº 17393, 18 de Outubro de 1930, p. 03)
Roderick Murdo Gillanders: um missionário da Nova Zelândia no Brasil © 2024 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0
Comentários
Postar um comentário