O legado de William Tyndale

William Tyndale
Foto: El Abogado Cristiano Ilustrado, 15 de Outubro de 1886, p. 156

William Tyndale, tradutor da Bíblia para o inglês, foi queimado na fogueira em Vilvoorde, Bélgica, em 06 de Outubro de 1536, por ter traduzido a Bíblia para a língua inglesa.

William Tyndale nasceu em Gloucester, Inglaterra, foi ordenado ao sacerdócio em 1502, e no ano de 1508 ingressou no Convento de Greenwich como monge. Depois, Tyndale tornou-se professor dos filhos de uma família muito rica.

Quando William Tyndale se propôs a traduzir o Novo Testamento para a língua inglesa, teve que fugir de sua Pátria, para onde nunca mais voltou, pois na Inglaterra não havia lugar seguro para traduzir o Novo Testamento para o inglês.

"Contando com pouquíssimos recursos, Tyndale abandonou a sua Pátria e foi para Hamburgo, onde começou a obra que tem coroado de glória seu nome. Segundo parece, começou a imprimir o Novo Testamento primeiro na Côlonia, porém, depois de haver impresso dez páginas, a obra foi interrompida, e ele e seu colaborador tiveram que passar para Worms, onde acabou de publicar a primeira edição em 1525. [...]" (El Abogado Cristiano Ilustrado, 15 de Outubro de 1886, p. 156)


O legado de William Tyndale © 2024 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0 


Comentários