Martinho Lutero (1483-1546)
Martinho Lutero (1483-1546) estudava Direito na Universidade de Erfurt, quando encontrou uma Bíblia na biblioteca daquela universidade. Lutero estudou na Universidade de Erfurt de 1501 a 1505.
Prestes a se bacharelar em Direito pela Universidade de Erfurt, Martinho Lutero desiste do curso jurídico e ingressa no mosteiro, ainda no ano de 1505. No ano de 1507, Martinho Lutero foi ordenado sacerdote.
Em 1508, Martinho Lutero tonou-se professor na Universidade de Wittemberg, e lá começou a fiel amizade dele com Philipp Melanchthon (1497-1560). Philipp Melanchthon também era professor na Universidade de Wittemberg.
À luz de velas, em 1514, Martinho Lutero leu o seguinte versículo, no mosteiro de Wittemberg: “o justo viverá pela fé” (Romanos 1:17), e este versículo foi o despertar da fé para Martinho Lutero.
Em 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero prega 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittemberg, e nesta data é celebrada o Dia da Reforma Protestante.
O termo Protestante foi usado para nomear os evangélicos na Dieta de Espira, em 1529, quando os príncipes evangélicos fizeram um protesto, para se oporem ao decreto assinado pelo Imperador Carlos V, que cassava a concessão de liberdade de culto evangélico concedida pelo imperador em 1526, na Dieta de Espira. O protesto dos príncipes evangélicos trouxe a seguinte declaração:
“Protestamos pelos presentes, diante de Deus, nosso único Criador, Preservador, Redentor, e Salvador, e que um dia será nosso Juiz, bem como diante de todos os homens e de todas as criaturas, que nós, por nós e pelo nosso povo, nem consentimos, nem aderimos de maneira alguma ao decreto proposto, em nada que seja contrário a Deus, a Sua santa Palavra, ao nosso direito de consciência, à salvação de nossas almas...” (D’AUBIGNÉ, Jean Henri Merle. History of the Reformation of the Sixteenth Century. Volume IV. Oliver & Boyd: Edimburgo, Escócia, 1853, p. 75-76)
O reformador Martinho Lutero © 2024 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0
Comentários
Postar um comentário