Hiram Bingham (1814-1869)
Hiram Bingham (1814-1869), um missionário evangélico, juntamente com sua esposa foi parar nas Ilhas Gilbert, no Oceano Pacífico, a bordo do navio Estrela da Manhã.
"[...] a primeira tarefa que o Dr. Bingham começou foi a de traduzir o Evangelho de Mateus para a língua deles, o gilbertês. Quando o Evangelho foi concluído, ele queria ter cópias para todos, então ele enviou o manuscrito para o Havaí para ser impresso. Ao invés das cópias impressas que ele esperava, o 'Estrela da Manhã' trouxe de volta uma prensa, papel e tinta. Isso causou ao Dr. e à Sra. Bingham uma grande decepção, porque nenhum deles sabia imprimir. Então uma coisa surpreendente aconteceu. Poucos dias depois, alguns marinheiros naufragados foram levados para a praia. Para a alegria dos Binghams, um deles tinha sido impressor. Ele rapidamente fez a prensa funcionar e ficou feliz nas Ilhas Gilbert por ajudar os Binghams a imprimir os Evangelhos." (Bible Society Record, Setembro de 1957, p. 108)
O marinheiro Hotchkiss, que era impressor de profissão, foi quem ajudou o missionário Hiram Bingham a imprimir o Evangelho de Mateus em gilbertês.
No ano de 1873, a tradução completa que Hiram Bingham fez do Novo Testamento para o gilbertês foi concluída com a ajuda de Moses Kaure, um nativo das Ilhas Gilbert Islander. E, no ano de 1893, a Bíblia completa traduzida por Hiram Bingham para a língua do povo das Ilhas Gilbert, foi impressa pela Sociedade Bíblica Americana, na cidade de Nova Iorque.
O missionário Hiram Bingham nas Ilhas Gilbert © 2024 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0
Comentários
Postar um comentário