Voltaire



Quando Voltaire, o chefe da escola dos ateus, dos seus dias, jazia no leito da morte, não se via no seu rosto nenhuma aparência de esperança ao deixar este mundo parecia-lhe que ia dar um salto nas trevas. Por fim, quando sentia a mão fria da morte cair sobre ele, chamou ao seu médico, e achando-se já nas agonias da consciência, ofereceu-lhe a metade de suas possessões se prolongasse sua vida seis meses.

– Não, disse o médico; nem seis meses nem seis semanas posso lhe assegurar a vida.

– E então, gritou Voltaire, devo ir ao inferno? A misericórdia de Deus não tem alcance para mim. Eu tenho me oposto ao cristianismo, mas agora, oh, por graça, por misericórdia!

Que morte tão diferente da do cristianismo, que dorme tranquilamente no Senhor, dizendo: O Senhor é meu pastor e ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estarás comigo.

Que dizem os ateus de seu mestre?

IMPRENSA EVANGÉLICA. 1885, Nº 25,
VOL. XXIII

Comentários