Ira David Sankey (1840-1908)

 
 Fonte da foto: A Aurora, nº 01, 1892, p. 1.

Ira David Sankey (1840-1908): Em 1857 a família de Ira David Sankey se mudou para New Castle, Pennsylvania, pois o seu pai assumiu a direção do banco local. Em New Castle, Sankey tornou-se membro da Igreja Metodista Episcopal Jefferson Street, onde tornou-se superintendente da Escola Dominical e diretor do coral. Em 1861 esteve no Exército americano. Em 1863 casou-se com Fanny V. Edwards. 

Em 1870 Sankey conhece o famoso evangelista D. L. Moody em Indianapolis onde Sankey estava presente como representante da Associação Cristã de Moços. Moody ficou encantado com o talento musical de Sankey e o convidou para unir-se a ele no trabalho evangelístico de Chicago. Meses depois Sankey foi a Chicago e passou um tempo com Moody, ajudando a visitar os doentes, participava dos encontros de oração ao meio-dia, e conduzia os cultos na igreja da Rua Illinois, igreja esta que em 1871 foi destruída por um incêndio. Em 1872 Sankey fixou residência em Chicago. Em 1873 a dupla Moody e Sankey visitou a Inglaterra pela primeira vez. 

Em 1874 também na Inglaterra, Sankey deparou-se com o poema "Noventa e nove ovelhas" de Elizabeth Cecilia Douglas Clephane (1830-1869), cujo recorte estava em seu caderno de anotações. No dia seguinte Moody foi pregar na Free Assembly Hall em Edinburgh cujo sermão seria "O Bom Pastor". 

Moody pediu para Sankey cantar uma canção que tinha a ver com o título deste sermão, então Sankey se lembrou do poema de Elizabeth Clephane, e o musicou para cantar no culto. Assim nasceu a melodia deste apreciado hino, que no Brasil figura como hino nº 39 do Cantor Cristão: "Noventa e nove ovelhas vão seguras ao curral...". 

Em 13 de Agosto de 1908 Ira David Sankey foi estar com o Senhor, deixando um legado musical atemporal que até hoje faz parte da musicalidade evangélica em todos os cantos do mundo.

Comentários