John Wesley (1703-1791) e o seu coração "estranhamente aquecido"

   Fonte da foto: Revista da Semana, nº 32, 7 de Agosto de 1948, p. 28/ Acervo Fundação Biblioteca Nacional do Brasil

"Qualquer que seja o lugar onde deve ser feito hoje o trabalho do Senhor, lá é o meu lugar hoje. E nós vivemos só para o dia de hoje; não nos compete cuidar pelo dia d'amanhã." John Wesley (1703-1791). Esta frase de John Wesley extraída do Methodista Catholico, nº 2, de 15 de Janeiro de 1886 revela o ardor e o fervor da fé deste notável pregador. Wesley era o filho número 15 de Susana Wesley e Samuel Wesley. Fora educado em Oxford e "... era ministro da Igreja da Inglaterra e contudo disse que não estava convertido." Oswald J. Smith, O País que eu amo, 1983. Um dia John Wesley sentiu o seu coração "estranhamente aquecido": "Era o dia 24 de maio de 1738 – um importante dia da história do Cristianismo, embora ninguém o soubesse ainda nesse tempo. João Wesley, há pouco chegado da Geórgia, na América do Norte, onde havia tido uma experiência desapontadora, estava a caminho de uma pequena reunião de oração, em estado de tensão. Sua vida tinha sido de tremendo fervor mas ele não tinha ainda encontrado a paz e segurança para sua fé. As palavras com que descreve esta experiência tornaram-se clássicas na história cristã. Assim foram elas registradas no seu Diário, nesse dia: 'À tarde, fui sem grande vontade a uma sociedade na Rua Aldersgate, onde alguém lia o prefácio de Lutero à Epístola aos Romanos. Cerca de um quarto para as nove, enquanto ele descrevia a mudança que Deus realiza no coração pela fé em Cristo, senti meu coração estranhamente aquecido. Senti que confiava em Cristo, somente em Cristo, para a salvação; e uma segurança foi-me dada, de que Ele havia perdoado meus pecados e salvou-me da lei do pecado e da morte'. Aqui estão algumas palavras de Lutero, que foram ouvidas naquela reunião: 'A fé é uma energia no coração, tão eficaz, viva e inspiradora que é incapaz de permanecer inativa. A fé é uma constante confiança na misericórdia de Deus para conosco, pela qual nos lançamos inteiramente em Cristo e nos entregamos inteiramente a Ele'." Linha de Esplendor Sem Fim, Halford E. Luccok, 1956.

Comentários