O missionário metodista Hugh Clarence Tucker (1857-1956) além de missionário no Brasil, foi colportor, pastor, agente da Sociedade Bíblica Americana, fundou a instituição social metodista Instituto Central do Povo, e ajudou na chegada da vacina contra a febre amarela no Brasil.
“POR volta de 1885, a comunidade norte - americana do Rio de Janeiro pediu aos Estados Unidos um pastor evangélico. Precisavam de um pastor que fosse moço e solteiro. Naquele tempo, a comunidade (umas cem pessoas ao todo não podia sustentar um pastor casado e com filhos. Daí a exigência. No dia 4 de julho do ano seguinte chegava ao Brasil o reverendo Hugh Clarence Tucker, pastor evangélico, moço e solteiro que assumia, perante a comunidade, o compromisso de não se casar dentro de dois anos. – Aqui cheguei no dia em que se comemora a independência norte americana — conta ao repórter o velho Tucker. Um bonito dia! [...] H. C. Tucker me conta coisas da sua vida. Nasceu em Nashville, em Tenessee, numa pequena fazenda. Sua familia era da roça, gente modesta. Hugh foi o quarto rebento duma prole de onze. Graduou-se em religião na Universidade de Vanderbilt e veio para o Brasil. Tucker foi o primeiro pastor protestante da colônia norte-americana do Rio de Janeiro, de todo o Brasil. Em 1888, H. C. Tucker recebeu um convite da Sociedade Bíblica de Nova York para distribuir, no território brasileiro, gratuitamente, as escrituras sagradas. Aceitou a incumbência. E durante cinco anos percorreu todo o país, do Acre à fronteira com o Uruguai, do Rio de Janeiro aos confins de Mato Grosso. [...] "Minha esposa ... é filha do Bispo Granbery, que fora meu mestre na Universidade de, Vanderbilt.Veio para o Brasil com passagem de ida e volta e não a usou nunca, pois foi ser professora em Piracicaba, onde ensinou as primeiras letras aos filhos de Prudente de Morais. Conhecí-a mais tarde, quando se transferiu para o Rio. Casamo-nos em 1891[...] o Instituto Central do povo, que fundou em 1906, no morro do Livramento, é a sua menina dos olhos. — Comprei o terreno de uma família norte - americana. Fica ao lado da chácara onde nasceu o maior dos escritores brasileiros, Machado de Assis. Em 1906, achei que aquele era o lugar para edificar uma escola destinada à classe proletária. A Gamboa era, então, como ainda hoje, infelizmente, um dos bairros esquecidos da cidade. Mas eu pensei que podia transformar muitos daqueles meninos briguentos, fadados á perdição, em homens de verdade. Tudo é uma questão de educação, pois Machado de Assis, que nascera no morro, não se havia tornado um grande homem? E me conta, satisfeito: — Onde hoje se levanta o Instituto Central do Povo, a mesma casa serviu, no tempo da guerra do Paraguai, de fábrica de material bélico. Lá se faziam torpedos, antigamente. Hoje, educam-se crianças...” (Trechos da reportagem “O Pastor Tucker, o herói do Brasil” de Francisco de Assis Barbosa, publicada na revista Diretrizes, nº 198, 20 de Abril de 1944, p. 1, 2 e 25).
O missionário metodista Hugh Clarence Tucker (1857-1956) © 2021 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

Comentários
Postar um comentário