Corrie Ten Boom e a Bíblia em Ravensbrück

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos evangélicos foram levados para os campos de concentrações por terem tido amor e compaixão do povo judeu e ampará-los contra a perseguição nazista. Um dos casos mais famosos foi a da família evangélica holandesa de Corrie Ten Boom. O pai de Corrie, o relojoeiro Casper Ten Boom dizia que em sua casa sempre haveria lugar para o antigo povo Deus.

Quando a polícia nazista descobriu que o lar dos Ten Boom era um refúgio secreto para os judeus, prenderam toda a família de Corrie. Corrie e sua irmã Betsie foram parar em Ravensbrück, na Alemanha. Lá elas viram a miserabilidade do pecado humano. Dos componentes da família Ten Boom somente Corrie sobreviveu ao campo de concentração nazista: na semana que iria morrer as mulheres da idade de Corrie, uma ordem misteriosa chega a Ravensbrück pedindo a libertação de Cornelia Ten Boom, nome verdadeiro de Corrie. Tempos depois descobriu-se que esta ordem era um "erro", mas este "erro" era Deus agindo para preservar a vida de Corrie a fim de que ela saísse daquele lugar tenebroso e testemunhasse o perdão e a salvação que Cristo concede ao mais vil pecador.

Corrie e sua irmã Betsie se deparam com um lugar onde parecia difícil ensinar sobre a justiça, o perdão e a bondade de Deus. Corrie conseguiu com uma enfermeira que “facilitava” a entrada de coisas na prisão um Novo Testamento, já que não fora possível para esta enfermeira conseguir uma Bíblia completa. Assim, Corrie como crente que era, ensinou a Palavra de Deus naquele campo de concentração.

Uma dessas pessoas com quem Corrie compartilhou o Evangelho foi o Tenente Rahms. Um dos diálogos entre a prisioneira Corrie e o tenente nazista se deu assim: “Não dormi nada, a noite passada, disse o tenente. Fiquei pensando naquele livro, onde a senhora leu a respeito das ideias diferentes. Que mais diz nele? [...] comecei vagarosamente, que a Luz veio ao mundo para que não tenhamos que andar mais em trevas. Há trevas na vida do senhor, tenente? Houve uma longa pausa. Grandes trevas, disse por fim. Eu não suporto o trabalho que faço aqui. [...]"
Corrie respondeu a ele: "Tenente Rahms, Jesus é essa Luz que a Bíblia nos revela, a Luz que pode afastar até mesmo trevas iguais às suas.” (Diálogo entre Corrie e Tenente Rahms extraído de: O Refúgio Secreto, Corrie Ten Boom)


Comentários