A primeira oração de Jéssica (Jessica’s first prayer ) de Hesba Stretton (1832–1911)

                                           Jessica's first prayer de Hesba Stretton, Religious Tract Society, 1882, s. p.

Jessica’s first prayer é um livrinho de autoria de Hesba Stretton (1832–1911). Em português recebeu o título de “A primeira oração de Jéssica”, editado pela Livraria Evangelica da Rua das Janelas Verdes de Lisboa, Portugal.

Neste livro, Hesba Stretton narra a história de Jéssica, uma jovenzinha que vivia pelas ruas de Londres. A mãe de Jéssica, que havia sido atriz de teatro, tornou-se alcoólatra e agredia a menina. Jéssica sobrevivia levando recados, e recebendo a caridade dos que dela compadeciam. Numa das andanças pelas ruas londrinas descobre um vendedor de café, o Sr. Daniel Standring. Daniel lhe deu um café e pão com manteiga. Assim fez por várias vezes.

Um dia, sem querer, Jessica o viu entrar num lugar muito chique, e, sem o Sr. Daniel perceber, Jessica entrou escondido neste lugar. Lá dentro ela viu pessoas elegantes e ouviu uma música maravilhosa. Jéssica não sabia até então que o Sr. Daniel era o zelador daquela capela evangélica e muito menos sabia o quem era Deus e como orar.

A cada domingo de manhã, Jéssica se sentia impelida à ir à capela, mas, foi surpreendida pelas filhas do pastor, Jane e Winny, que a encontraram despenteada, descalça e vestida de maneira rota. Winny abriu o seu Novo Testamento e lembrou a sua irmã Jane das palavras de Tiago 2:2-4: “Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com vestes preciosas, e entrar também algum pobre com sórdida vestimenta, e atentardes para o que traz a veste preciosa e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui, num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé ou assenta-te abaixo do meu estrado, porventura não fizestes distinção dentro de vós mesmos e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?” Tiago 2:2-4. Então Jéssica foi convidada a se sentar no mesmo banco que as filhas do pastor. 

O pastor ensinou Jéssica a orar e a primeira oração de Jéssica foi: “Oh Deus! Eu quero saber mais sobre Você. E, por favor, pague o Sr. Daniel por todo café quente que ele me deu.”

Certo domingo Jéssica não compareceu ao culto e o Sr. Daniel inquietou-se, então pediu ao pastor o endereço de Jéssica, já que o pastor a visitara em seu pobre lar. Chegando lá o Sr. Daniel encontrou Jéssica em estado febril e soube pelos vizinhos que a mãe da menina a abandonara, com medo de ser uma doença contagiosa. Ali, perante o estado febril de Jéssica, o Sr. Daniel reconheceu o seu pecado de avareza e viu que o seu coração não estava totalmente voltado para Deus, pois só pensava em obter lucro, enquanto pessoas como Jéssica necessitavam de saber mais sobre Deus e de compaixão. O Sr. Daniel levou Jéssica ao médico, e ela se recuperou. Depois de sua recuperação Jéssica ganhou um pai: o Sr. Daniel a adotou.

Comentários