Salmos e Hinos

  

Salmos e Hinos foi o primeiro hinário evangélico do Brasil. Sua primeira edição saiu em Londres em 1855 sob o patrocínio do missionário e médico escocês Robert Reid Kalley (1809-1888). Já a primeira edição impressa no Brasil saiu em 1861, impresso na Typographia Laemmert. 

Talvez o hino mais conhecido da edição londrina de Salmos e Hinos, é o hino de número 72, intitulado "Tal qual sou". Este hino foi escrito por Charlotte Elliott (1789-1871) sob o título original de "Just as I am". 

Aos 32 anos de idade Charlotte ficou paralítica. Certo dia o pregador suíço Cesar Malan (1787-1864), hóspede na casa de Charlotte, perguntou se ela tinha vindo a Jesus e O aceitado como seu Salvador pessoal. Ela ficou ressentida com a pergunta e mudou de assunto. Mais tarde, após refletir, disse ao pregador: 'Você falou de vir a Jesus, mas como? Eu não me sinto preparada!' Ele respondeu: 'Venha como estás!'. Ela assim fez, e, baseada nesta conversa, Deus lhe inspirou esta belíssima canção: "Tal qual sou, sem ter nada que alegar Senão Teu sangue que por mim foi derramado, e que a Ti me mandas vir, Jesus amado, Oh Cordeiro de Deos, eu venho!" 1ª estrofe de Tal qual sou, hino 72 de Salmos e Hinos, edição de 1855

Comentários