Quando se fizer chamada...

 

Foto: James Milton Black (1856-1938)

"Quando se fizer chamada...", pedaço do refrão do famoso hino 108 do Cantor Cristão. Seu título original é "When the roll is called up yonder" e seu autor é James Milton Black (1856-1938). Consta que James Milton Black era membro da Igreja Metodista Episcopal Pine Street.

Deste hino James Milton Black relatou: "Certo dia encontrei uma jovem de quatorze anos, vestida simploriamente e filha de um bêbado. Convidei-a para ir à Escola Dominical, ela aceitou e uniu-se à Sociedade de Jovens. Certa noite numa reunião de consagração os membros respondiam à lista de chamada repetindo versículos bíblicos, porém esta jovem não respondeu. Refleti sobre o quão triste seria se nossos nomes fossem lidos no Livro da Vida do Cordeiro e um de nós estivesse ausente. Eu disse: Oh Deus, quando o meu nome for chamado lá, que eu possa estar presente para responder. Desejei encontrar uma canção com esse tema para cantar naquele momento, porém não encontrei nos hinários. A reunião encerrou-se e voltei para casa com o desejo de ter uma canção para ser cantada numa ocasião como esta. Veio ao meu pensamento que eu deveria compor tal canção, mas logo rejeitei a ideia. Em casa minha esposa percebeu que eu estava agitado e me perguntou o porquê, mas não respondi. Então as palavras da primeira estrofe vieram completamente à minha mente e cerca de quinze minutos compus o restante do hino, cuja letra permanece inalterada tal como aparece nos hinários."

Comentários