Haverá paz no vale pra mim...

 

                                                                     Thomas Andrew Dorsey (1899-1993)

Thomas Andrew Dorsey (1899-1993), ficou conhecido como pai do Gospel, foi diretor musical do coral da Igreja Batista Pilgrim em Chicago. Gospel significa expor Deus para fora, significado oriundo da junção da palavra God (Deus) e Spell (Expor para fora).

Thomas Andrew Dorsey era filho de um pregador avivalista. Já na infância foi influenciado pelo ritmo blues. Consta que em 1929 ele se firmou na fé, e assim tirou o Gospel das quatro paredes da igreja evangélica e o inseriu definitivamente na cultura americana. 
 
Dorsey é o autor de Peace in the Valley (Paz no Vale), cuja primeira estrofe diz assim: "Mui cansado estou, mas procuro o Senhor; Dele a voz eu almejo ouvir; Na gloriosa manhã ou na noite ao dormir; Haverá paz no vale pra mim!".

Dorsey assim narrou como foi inspirado a escrever esta memorável canção: "Eu estava viajando de trem por Indiana e avistei cavalos, vacas e ovelhas pastando num pequeno vale de maneira muito pacífica. Me perguntei: 'Por que isso não acontece com o ser humano? Por que não vivem em paz?' Desta meditação surgiu Paz no Vale." 
 
 Paz no vale (Peace in the Valley)
AUTOR: THOMAS ANDREW DORSEY (1899-1993)


1. Mui cansado estou, mas procuro o Senhor;
Dele a voz eu almejo ouvir.
Na gloriosa manhã ou na noite ao dormer;
Haverá paz no vale pra mim!
Refrão
Haverá paz no vale pra mim, eu sei;
Haverá paz no vale pra mim, Senhor eu sei.
Nem a sombra da noite ali verei;
Haverá paz no vale pra mim!


2. Quando o sol surgir no horizonte além,
E mostrar todo vale em flor;
Eu ali quero estar, mui alegre a cantar,
Na presença do meu Bom Senhor!

Comentários