Joseph Bondarenko: preso por sua fé em cadeias comunistas soviéticas

 

Recorte extraído de  A Voz dos Mártires, Agosto/Setembro de 1973

Joseph Bondarenko, é um pastor batista que foi perseguido pelo Comunismo. Bondarenko nasceu e cresceu na Ucrânia e o pai dele era pastor. Começou a sofrer perseguições por sua fé cristã ainda na escola, por parte de professores e alunos adeptos do comunismo.

Em 1950, muitos crentes evangélicos de seu país foram presos e exilados na Sibéria. Em entrevista à revista Decision Magazine de 27 de Maio de 2016, Joseph Bondarenko relembrou este período: "Durante aquele tempo difícil, minha família realizou reuniões em nossa casa para os crentes que se preparavam para o batismo. Eles foram batizados à noite, pois temiam estarem sendo espionados."

O pastor Bondarenko nesta mesma entrevista à Decision Magazine de 27 de Maio de 2016 testemunhou: "Em toda a minha infância sonhei em ser capitão do mar e, após a formatura, fui para o Instituto de Engenheiros Marinhos de Odessa. Naquela época, eu era ativo entre os jovens da Igreja Batista em Peresyp e, mais tarde, me tornei evangelista. Minhas crenças e crescente influência sobre o povo jovem vieram à tona no Instituto. Fui ameaçado pela Liga dos Jovens Comunistas e até pela KGB, mas não conseguiram me convencer a parar. Depois fui chamado ao gabinete do reitor do Instituto, que me deu um ultimato: 'Deus ou diploma. Escolhe!' Deus me deu força e coragem, e fiz minha escolha. Eu disse: 'Servir a Deus e ao meu próximo é o sentido e o propósito da minha vida. Não posso negar Aquele que deu a vida por mim. Não posso negar Deus por causa de diploma.' Então, em 1959, após seis anos de estudos, fui expulso do instituto por causa do meu trabalho entre os jovens e por promover a fé em Deus. Mas isso não me abateu, nem diminuiu minha fé. Na década de 1960, o governo soviético tentou destruir a igreja por dentro e por fora. Homens recrutados foram colocados na liderança da igreja. As autoridades proibiram crianças e jovens de irem aos cultos e não permitiam que as igrejas batizassem pessoas entre 18 e 30 anos de idade."

A KGB não lhe deu trégua e aos 26 anos de idade o pastor Bondarenko foi preso por causa de sua fé. Foram três sentenças condenatórias que lhe renderam nove anos de prisão em cadeias comunistas soviéticas.


Comentários