Robert Raikes e a Escola Dominical

 

Robert Raikes and His Scholars de Mrs. H. B. Paull: Londres, Sunday School Union, 1880, p. 20

O jornalista evangélico Robert Raikes que fundou as Escolas Dominicais, nasceu em 14 de Setembro de 1735 na cidade de Gloucester, Inglaterra, e faleceu em 5 de Abril de 1811. Raikes evangelizava os presos, e, ao ver o estado lastimável dos presos, temeu pelo futuro das crianças e adolescentes que ele via perambular pelas ruas de Gloucester, pois não queria que estes pequenos se envolvessem com crimes e vícios e só tivessem como futuro uma cela de prisão. 

“A primeira reunião da Escola Dominical... teve lugar na casa do Sr. King, em Julho de 1780, na Rua Santa Catarina, Gloucester. A Sra. King foi a primeira das quatro professoras escolhidas pelo Sr. Raikes como professoras da Escola Dominical... O sol estava quente e brilhante naquela maravilhosa manhã de Domingo de Julho de 1780... O Sr. Raikes chegou cedo na casa do Sr. King... e já havia um bom número de pequenos garotos de ruas, cuja aparência de roupas rotas poderia desgostar muitas pessoas... O Sr. Raikes... queria muito que essas crianças viessem para que pudesse ser lido para elas sobre Deus e Jesus Cristo e ensiná-las quão errado e pecaminoso era blasfemar, contar mentiras e roubar. [...]. Muitos anos atrás um marinheiro estava presente num chá na Capela de Tottenham Court Road, Londres, aonde ia aos cultos, e o pastor falou dele como um homem muito consagrado e muito educado. O marinheiro se orgulhava de mostrar sua Bíblia que ganhou do Sr. Raikes. Em sua fala no chá, expôs sua Bíblia, e disse: 'Tenho sessenta e dois anos de idade, damas e cavalheiros, e o Sr. Raikes me deu esta Bíblia em 1º de Janeiro de 1781 quando eu tinha sete anos, e a guardei desde então...' Então abriu a Bíblia e apontou para o que estava escrito na folha de rosto: 'Esta Bíblia me foi dada pelo Sr. Raikes, na cidade de Hertford, em 1º de Janeiro de 1781 como uma recompensa pelo meu comparecimento pontual à Escola Dominical, e pelo meu bom comportamento lá. Esta Bíblia está em minha companhia cinquenta e três anos, dos quais, quarenta e um, estive como marinheiro, e nestes quarenta e um anos, estive em quarenta e cinco combates, recebi treze feridas, naufraguei três vezes, e uma vez me queimei, duas vezes o barco virou comigo dentro, e fui acometido de diferentes tipos de febre quinze vezes. Esta Bíblia foi o meu consolo, ela foi recentemente encadernada para mim por James Bishop, de Edinburgh, no dia 26 de Outubro de 1834, dia em que completa sessenta anos de minha idade, 'JAMES B. NORTH'" (Robert Raikes and His Scholars de Mrs. H. B. Paull: Londres, Sunday School Union, 1880, p. 22-23, 110-111)


Comentários