Os colportores

 

Foto: Revista South America, Vol. III, nº 6, Outubro de 1914, p. 134

Os colportores eram homens que saíam de porta em porta, de vila em vila vendendo Bíblias e livros de literatura evangélica. Muitos foram contratados pela Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira e pela Sociedade Bíblica Americana a fim de espalharem a Bíblia pela imensidão do Brasil.

Os primeiros a utilizarem a colportagem para espalhar a Bíblia entre o povo foram os valdenses. Os valdenses era um grupo de evangélicos que viviam nos vales dos Alpes italianos por causa da perseguição à fé evangélica na região em que viviam.

No Brasil, os colportores foram essenciais na circulação da Bíblia pelo território nacional, bem como na propagação da fé evangélica, uma vez que, o primeiro contato que muitos lugares do Brasil teve com a fé evangélica, foi por meio dos colportores que além de vender Bíblias e literatura evangélica, também realizavam reuniões evangelísticas.

“Lembro-me bem de visitar, há alguns meses atrás, uma pequena vila no Estado de Minas Gerais, onde, no período de quatro horas, vinte e uma Bíblias foram vendidas, e as pessoas queriam mais. Em cada canto encontramos pessoas que estão ansiosas pela Palavra de Deus, e desejam conhecê-la.” (Trecho do artigo Light Sowing in Brazil de E. A. Benfell da Revista South America, Vol. III, nº 6, Outubro de 1914, p. 134

Comentários