A primeira oração de Jéssica [Hesba Stretton (1832–1911)]

 


Jessica’s first prayer é um livrinho de autoria de Hesba Stretton (1832–1911). Em português recebeu o título de A primeira oração de Jéssica, com várias edições publicadas pela Livraria Evangelica da Rua das Janelas Verdes de Lisboa, Portugal.

Jessica’s first prayer foi publicado pela primeira vez em 1866 na revista The Sunday at Home de Londres, Inglaterra, e alguns anos depois saiu publicado em livro.

Numa nota sobre a morte de Hesba Stretton publicada no jornal australiano The Australian Christian Commonwealth de 15 de Novembro de 1911, p. 7, aparece o seguinte comentário sobre o livro A primeira oração de Jéssica: “A circulação de ‘A primeira oração de Jéssica’ é de 1.500.000. Foi traduzido na maior parte das línguas asiáticas e européias... Alexander II comprou ‘A primeira oração de Jéssica’ para ser enviada para cada escola na Rússia. O sucessor de Alexander pensava diferente e mudou de ideia, e então ordenou que cada cópia deste livro que existisse na Rússia fosse queimada!”

O livro conta a história de Jéssica, “e ela é uma menina pobre. Ela se tornou amiga de um quieto dono de uma barraca de café, cujo nome é Daniel Standring. Todas as Quartas-Feiras de manhã, dava um pãozinho para ela e uma xícara de café. Num dia frio de inverno, estava correndo pela rua, quando viu seu amigo. Ela o seguiu até à igreja, para onde estava indo. Todas as noites do inverno ela se escondia atrás da porta da igreja para ouvir o órgão tocar, quando as duas filhinhas do pastor a viram, e então se tornou amiga do pastor também. Depois disso, achou uma coisa boa ir à igreja.” (The Weekly Times, 31 de Maio de 1919, p. 50)

A cada domingo de manhã, Jéssica se sentia impelida a ir à igreja, mas, foi surpreendida pelas filhas do pastor, Jane e Winny, que a encontraram despenteada, descalça e vestida de maneira rota. Winny abriu o seu Novo Testamento e lembrou a sua irmã Jane das palavras de Tiago 2:2-4: “Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com vestes preciosas, e entrar também algum pobre com sórdida vestimenta, e atentardes para o que traz a veste preciosa e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui, num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé ou assenta-te abaixo do meu estrado, porventura não fizestes distinção dentro de vós mesmos e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?”

Seria esta lição de humildade expressada nas palavras do apóstolo Tiago que ofendeu o coração do Czar russo, sucessor de Alexandre II, a ponto de mandar queimar todas as cópias que existissem na Rússia deste pequeno livro A primeira oração de Jéssica?

Comentários