A professora Martha Hite Watts (1845-1910)

 

 

A professora Martha Hite Watts (1845-1910) fundou em 1881 o Colégio Piracicabano, famosa instituição escolar metodista de Piracicaba, interior paulista.

“A Senhorita Martha Hite Watts nasceu em Bardstown, Kentucky, em 13 de Fevereiro de 1845. Seu pai era Elijah Searcy Watts, que veio de Connecticut para Kentucky, e sua mãe, Elizabeth Paxley, que veio da Virgínia para Newcastle, Kentucky... A senhorita Watts disse que ela ‘era a nona de doze filhos de pais pobres’. Ingressou no Instituto Feminino de Bardstown aos nove ou dez anos de idade e sabia ler, escrever, contar e escrever números. Suas irmãs a ensinaram ao redor da lareira em casa... Quando tinha dezesseis anos, se uniu à igreja, mas não era convertida. Logo depois que se mudaram para Louisville, se afastou muito da igreja e do caminho do dever, e era como muitos membros jovens da igreja que tentam segurar o Senhor com uma mão e o mundo com a outra. Ela testificou: ‘No verão de 1874, decidi fazer melhor e buscar o Salvador. Queria algo pelo qual viver, que não tinha encontrado no mundo. Fui à Escola Dominical e fui recebida com muita gentileza. Nunca faltava da Escola Dominical quando estava na cidade e no final do ano me uni à igreja. Deus me deu a vitória, e desde aquele dia tenho tentado servi-Lo.’ A Senhorita Maria Gibson foi a mão gentil que me ajudou a sair do ‘poço de lama’, isso me ajudou. A senhorita Mary Helm foi um farol para mim, e quando veio a mim como a mensageira do Senhor, perguntou se eu iria para o Brasil como missionária, disse a ela que eu era ‘serva do Senhor’, e iria onde Ele precisasse de mim, e faria o que Ele me deu para fazer.’ Foi aceita pela Junta Feminina de Missões Estrangeiras em Fevereiro de 1881, e partiu para o Brasil em 26 de Março do mesmo ano, em companhia dos Reverendos J. J. Ransom, J. L. Kennedy e J. W. Koger e esposa. Chegaram ao Brasil em 17 de Maio. No dia 13 de Setembro ela abriu as portas do Colégio Piracicabano. Ela escreveu que ‘é um tempo de desenraizamento e preparação do solo, e semear as sementes também. Estamos trabalhando contra grandes disparidades, aparentemente, mas sabemos que nosso Salvador conquistador usará nosso trabalho de alguma forma, pois estamos usando sua Palavra infalível como nossa arma. Estamos trabalhando principalmente na linha de construção do caráter, com a Bíblia como a principal pedra angular, e estamos orando para que os edifícios possam ser aceitáveis lugares de habitação para o Salvador quando Ele adentrar neles.”

Extraído de: Missionary Cameos de Mrs. I. G. John. Woman's Board of Foreign Missions, Methodist Episcopal Church, South, 1899, p. 19-20

Comentários