Comigo assiste, ó Deus!

  

Henry Francis Lyte (1793-1847)

Abide with me é um hino evangélico muito popular na língua inglesa. Seu autor é Henry Francis Lyte (1793-1847). Henry Francis Lyte nasceu em 1793 em Somersetshire, Inglaterra. Abide with me aparece como hino 291 do Cantor Cristão, iniciando assim: “Comigo assiste, ó Deus! A noite vem”.

Este hino “foi escrito pelo Rev. Henry Francis Lyte, pastor de Lower Brixhatn, apenas dois meses antes de sua morte, que ocorreu em Nice, em 20 de Novembro de 1847. As circunstâncias que aviaram à escrita deste conhecido e belo canto do cisne são relatadas por sua filha em suas memórias relativas ao seu pai. Tratando do ano de 1847, ela diz: “O verão foi passando, e o mês de Setembro (aquele mês em que ele deveria mais uma vez deixar sua terra natal) chegou, e cada dia parecia ter um valor especial por ser um dia mais perto de sua partida. Sua família ficou surpresa e quase alarmada por ele anunciar sua intenção de pregar mais uma vez ao seu povo. Sua fraqueza e o possível dano em fazer esforço, instaram que evitasse esse esforço, mas foi em vão... Sentiu que seria capaz de realizar seu desejo, e não temeu pelo resultado. Sua expectativa era bem fundada. Ele pregou, e em meio à atenção ofegante de seus ouvintes, deu-lhes o sermão sobre a Santa Comunhão. Depois assistiu a ministração da Santa Ceia... Na noite do mesmo dia, colocou nas mãos de um parente próximo o pequeno hino ‘Comigo assiste’...” (The Quorn Mercury, 9 de Junho de 1908, p. 2)

Comentários