Henry Parson Crowell (1855-1944)

 

Henry Parson Crowell (1855-1944)

“A história de Henry Parsons Crowell é a história de alguém que veio de um começo muito modesto, e por sua perspicácia nos negócios, iniciativa, bom senso e integridade, construiu a poderosa Companhia Quaker Oats e a Companhia Perfection Stove, para se tornar um dos homens mais ricos da América. No entanto, algo significativo é que Crowell não era apenas um homem de negócios, ele era um homem religioso: era um homem com uma experiência espiritual muito autêntica e definida. Para entender esse aspecto de seu caráter, é necessário relembrar que quando era um balconista de uma sapataria, participou de uma reunião dirigida por aquele evangelista dinâmico e mundialmente famoso, D. L. Moody. Ouviu Moody citar estas palavras de Henry Varley: “o mundo ainda verá o que Deus fará com, por um, e através de um, e em um homem que é completamente e inteiramente consagrado a Deus.” O jovem Cromwell ouviu muito atenciosamente quando Moody fez então este comentário: ‘Varley quis dizer qualquer homem, Varley não disse que tinha que ser estudado, ou brilhante, ou mais alguma coisa. Apenas um homem.  Bem, com o Espírito Santo em mim, serei um destes homens.” A fim de refletir sobre este assunto, o jovem balconista da sapataria, às pressas deixou a reunião, e foi até um lago próximo onde deu uma volta pelo seu entorno. No silêncio desse ambiente pacífico, começou a ver as coisas de um modo diferente. A morte de seu pai, a doença que atrapalhou seus planos de estudar, agora não parecia tão despedaçadores em sua vida. Deus não precisa necessariamente que seus homens sejam brilhantes, educados ou qualquer outra coisa. Ele só precisa de um homem, pensou, lembrando-se das palavras de Moody. ‘Eu não posso pregar como Moody, mas, talvez eu possa ganhar dinheiro para apoiar o trabalho de homens como Moody.’ Então isso aconteceu: fez um voto lá ao lado do lago, um voto que nunca quebrou... ‘Oh Deus,’ disse ele, ‘se Tu me permitires ganhar dinheiro para usar em Seu serviço, manterei meu nome em segundo plano, para que Tu tenhas toda a glória.’ Quando Henry Parsons Crowell morreu aos oitenta e nove anos de idade, o Presidente Houghton, do Instituto Bíblico Moody, disse em seu discurso fúnebre: ‘este homem mais do que qualquer outro foi responsável pelo sucesso do do Instituto Bíblico Moody desde o período inicial, até esta boa hora. A continuação da escola, o envio de multidões de jovens com o Evangelho aos confins da terra, o ministério do rádio e outras atividades variadas, se tornaram possíveis em grande parte pela devoção e generosidade deste consagrado servo de Cristo.’ Sem dúvida, Henry Crowell foi apropriadamente descrito como um ‘ sacerdote dos negócios’, pois usou seus negócios não apenas para ganhar dinheiro para si mesmo, mas antes como um altar onde servia seu Rei Celestial.” (The Methodist, 17 de Junho de 1950, p. 2)

“O Sr. Henry Parsons Crowell, foi por muitos anos o presidente da grande Companhia Quaker Oats. O Sr. Crowell foi um empreendedor, de grande riqueza e influência e, o mais importante: um grande cristão espiritual que creu na Bíblia. Ele foi por muitos anos um ancião da Quarta Igreja Presbiteriana de Chicago, e foi um de seus leigos notáveis. O Sr. Crowell doou pessoalmente $ 100.000,00 para o fundo de construção quando o atual edifício da Quarta Igreja Presbiteriana foi erigido.” (The Southern Presbyterian Journal, 01 de Julho de 1949, p. 07)

Henry Parson Crowell (1855-1944) comprou em 1881 o moinho Quaker, bem como o nome da marca Quaker. A marca produtora da famosa aveia Quaker foi fundada em 1877 por Henry Seymour e William Heston com o nome de Quaker Mill Company, em Ravenna, Ohio, Estados Unidos.

“Ainda que o Sr. Crowell possuísse grande habilidade nos negócios, sempre manteve um excelente espírito de humildade e dedicação cristã, o mesmo espírito que o levou desde muito jovem a dedicar sua vida ao Senhor. Após sua morte, um papel com sua própria escrita à mão, foi encontrado entre seus pertences, que dizia: ‘Se minha vida puder ser vivida sempre de modo a agradá-Lo em todos os sentidos, serei extremamente feliz.’ Esse era o principal objetivo da vida de Henry Parsons Crowell... agradar o Senhor em todos os sentidos!” (Eternity, nº 08, Agosto de 1954, p. 50)

Comentários