Rocha eterna, foi na cruz...

 

                                                       Augustus Montague Toplady (1740-1778)

“Rocha eterna, foi na cruz...”, hino 371 do Cantor Cristão, composto por Augustus Montague Toplady (1740-1778) nos remete à imediata lembrança da passagem bíblica de Isaías 26:4, que diz: “Confiai no Senhor perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna.”

Este hino tem por título original Rock of Ages, e “...dizem que Toplady escreveu este hino quando se protegia de uma tempestade numa grande fenda de rocha perto de Cheddar, Somerset.” (The Examiner Women’s Supplement, 12 de Janeiro de 1938, p. 12)

“Augustus Montague Toplady nasceu em Farnham, Surrey, Inglaterra, em 1740. Seu pai faleceu na batalha de Cartagena, e ele foi criado com responsabilidade por uma mãe exemplar e piedosa. Ele estudou na Escola de Westminster. Aos dezesseis anos de idade, Toplady, por acaso, entrou num celeiro de um lugar turvo, chamado Codymain, na Irlanda, para ouvir um pregador leigo e sem estudo. O sermão deixou nele uma impressão inesperada e o levou à sua conversão imediata. Ele se tornou um ministro da Igreja da Inglaterra, pregou e escreveu com zelo auto consumidor. No ano de 1775 sua saúde começou a piorar. Seu médico ordenou-lhe que fosse para Londres, onde se tornou pastor da Igreja Reformada Calvinista Francesa... Faleceu em 1778.” (Rock of Ages de Augustus Montague Toplady. Boston: Lee and Shepard, Publishers, 1879, s. p.)

O jornal The Methodist, de 11 de Fevereiro de 1905, p. 6, relata o seguinte testemunho deste hino: “Quando, há muitos anos atrás, um navio naufragou no Golfo da Biscaia, perguntaram a um homem que foi salvo o que os passageiros estavam fazendo. Ele disse que a última coisa que ouviu foi o hino ‘Rocha Eterna’ cantado por todos que sabiam cantá-lo.”

Comentários