Reverendo Bryce W. Ranken no interior do Brasil Central

Revista South America, nº 23, Março de 1914, p. 250

“Passamos uma noite muito fria e ficamos sem dormir. Na manhã seguinte, partimos às sete e meia da manhã, e, depois de uma marcha de doze milhas, tomamos o café da manhã à beira de um córrego, com um precioso tempo curto com a Palavra de Deus e oração antes de recomeçar. Pouco depois das duas da tarde, chegamos a Entre Rios, ou Ipameri, como é chamado agora, e nos hospedamos na casa de um velho casal alemão, Frederico Schmalz e sua esposa, armando nossa tenda no jardim deles. Imediatamente fomos ver se conseguíamos obter permissão para realizar uma reunião na Prefeitura, mas as dificuldades eram grandes, e já era tarde da noite, quando finalmente conseguimos a permissão. No dia seguinte, contudo, conseguimos enviar convites por toda a cidade e à noite, apesar da indiferença geral reconhecida nas pessoas deste lugar, cerca de oitenta vieram para a reunião... Levantamos às cinco horas da manhã no dia seguinte, e depois de um tempo curto de oração com o velho Frederico e sua esposa, que os emocionou muito, meu tropeiro e eu descemos para S. Cruz, deixando o Sr. Conrado retornar a Catalão. Viajamos cerca de trinta e cinco milhas durante o dia, e parte do trajeto foi feito junto ao traçado feito para a nova ferrovia, mas que ainda não tem trilhos, e na boca da noite atravessamos do rio Corumbá numa grande balsa, junto com nossos animais... Antes do amanhecer, quando nos levantamos, encontramos nossa tenda ensopada com o orvalho pesado e a névoa que havia caído... Chegamos a S. Cruz por volta das duas da tarde e encontramos o Sr. Ricardo trabalhando arduamente na organização da reunião que aconteceria naquela noite na Prefeitura. Cerca de quarenta e cinco pessoas foram à reunião.” Trechos do artigo Through our Field in Goyaz do Reverendo Bryce W. Ranken, publicado na Revista South America, nº 23, Março de 1914, p. 250-251