Seis mil milhas pelo Brasil

  

Frederick Charles Glass e grupo de colportagem deixando Araguari, Minas Gerais

Revista The Bible in the World, Vol. II, 1906, p. 48

Em entrevista ao periódico da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, a Revista The Bible in the World, Vol. II, 1906, Frederick Charles Glass (1871-1960) rememora fatos de suas viagens de colportagem pelo Brasil, quando percorreu seis mil milhas em solo brasileiro no ano de 1903: “‘Nossa jornada em 1903 nos tomou sete meses,’ o Sr. Glass explicou. ‘O grupo consistia em meu irmão George, um jovem brasileiro convertido, comigo, e um ajudante nativo. Cobrimos cerca de seis mil milhas.’ Pode ser mencionado aqui, que o Sr. George Glass, acompanhou seu irmão nesta viagem à suas próprias custas. ‘Fomos de São Paulo a Araguari, três dias andando de trem. Dali partimos de mula numa longa jornada pelo interior. Primeiro almejamos chegar a Goiás, a capital do Estado de mesmo nome, e de Goiás rumamos para Cuiabá, a capital de Mato Grosso. ‘...Quando procurei o Governador do Estado de Goiás, o qual me recebeu mui cordialmente, aceitou um Novo Testamento e deu-me uma pequena doação.’... ‘Uma pequena igreja também foi formada em Cuiabá. De modo geral, como resultado daquela primeira jornada, sabemos que há cerca de cento e cinquenta convertidos espalhados em vários lugares, e estou convencido de que há mais...” (The Bible in the World, Vol. II, 1906, p. 48-49 e 51)

Esta edição do periódico The Bible in the World, Vol. II, 1906, p. 52, traz ainda notas do diário pessoal de Frederick Charles Glass, relativas a esta viagem de 1903 pelo interior do Brasil: “Troquei um Evangelho por cana de açúcar... Passei uma noite má e gelada num carro de boi, fui avisado que seria assim. Saímos às sete e meia da manhã seguinte, mas logo perdemos o nosso rumo e ficamos muito confusos. Apesar disto, tudo terminou bem, e ainda troquei um Novo Testamento por um pouco de arroz e outro por queijo, além de outro por dinheiro, os quais de outro modo, provavelmente eu não teria vendido... Troquei um Evangelho por oito ovos... Troquei um Novo Testamento por carne seca...”

Comentários