Jesus me guia

  

Joseph Henry Gilmore (1834-1918)

Jesus me guia, que prazer! É Sua mão que me conduz...”, He leadeth me, hino 359 do Cantor Cristão, “... foi composto por um estudioso pastor batista, o Rev. Dr. Joseph H. Gilmore, na Filadélfia, em 26 de Março de 1862, num culto noturno quando  continuava uma série de sermões expositivos sobre o Salmo 23. Naquela noite, Joseph H. Gilmore pregou e parecia incapaz de escapar das palavras ‘Jesus me guia’... No final do culto numa casa adjunta à igreja, ele e algumas pessoas continuaram conversando sobre este assunto. Depois de alguns minutos, Joseph H. Gilmore entrou na casa, tirou o lápis e escreveu o hino praticamente como o temos agora, entregou-o à esposa, e não pensou mais nisso. ‘Ocorreu a ela, meses depois’, escreveu o Dr. Gilmore, enviar o hino para um jornal publicado em Boston, onde foi impresso pela primeira vez. Nesse jornal, o hino chamou a atenção de William B. Bradbury, que modificou ligeiramente o refrão e fez a partitura do hino, musicando-o... (The War Cry, 28 de Fevereiro de 1948, p. 16)

Joseph Henry Gilmore nasceu em 29 de Abril de 1834, em Boston, e faleceu em 23 de Julho de 1918. Em 1865, Joseph Gilmore, tornou-se pastor da Segunda Igreja Batista em Rochester, Nova Iorque.

Comentários