Oscilando minha fé, Cristo valerá...

 

 Recorte da partitura de Cristo valerá, hino 322 Cantor Cristão

Casa Publicadora Baptista, 3ª edição com música: Rio de Janeiro, 1935

Charles McCallon Alexander (1867-1920) relatou o seguinte testemunho de Cristo valerá (He will hold me fast), hino 322 do Cantor Cristão, de autoria de Ada Ruth Habershon (1861-1918): “Quando estive em Fort Wayne, Indiana, um jovem me disse que assistiu à reunião certa noite com tanta angústia na mente que mal conseguia ouvir os cânticos. Ele era um cristão, mas seu coração estava cheio de tribulação da qual não conseguia alívio. Parecia que um poço fora aberto na frente dele, do qual não via maneira de escapar. Disse que sentou no local da reunião, enquanto dois ou três hinos foram cantados, quase sem notar o que era cantado. Então, o primeiro verso desta canção soou: ‘Oscilando minha fé, Cristo valerá; Perseguido, sem mercê, Ele valerá.’ Foi seguido pelo refrão: ‘Ele valerá! Ele valerá! Seu amor por mim não muda, sim, me valerá.’ A frase o prendeu. Ele disse que foi como um raio de luz rompendo a escuridão e a melancolia que o oprimiam. Se viu de pé cantando com os outros. Imediatamente após o termino do culto, deixou o local e caminhou por todo o caminho para casa repetindo para si mesmo: ‘Seu amor por mim não muda, sim, me valerá.’ Agora há uma expressão mais radiante em seus olhos e uma nova esperança em seu coração. Esta canção tem ajudado outras pessoas, também pode te ajudar. Em meio a tentações, provas e dificuldades, na alegria e na tristeza, na dúvida e na perplexidade, nas horas escuras e solitárias, bem como naquelas horas coroadas de sucesso: ‘CRISTO VALERÁ.’” (The Australian Christian Commonwealth, 24 de Maio de 1912, p. 9)

Comentários