Soldado de Cristo, avante lutai!

 

 Reverendo Sabine Baring-Gould (1834-1924)

“Soldado de Cristo, avante lutai...”, o autor deste hino Onward Christian Soldiers é Sabine Baring-Gould (1834-1924).

Sabine Baring-Gould assim narrou como escreveu este hino: “O hino foi escrito de um jeito muito simples, sem intenção de levá-lo à publicação. O feriado de Segunda-Feira de Pentecostes é um ótimo dia para festivais escolares em Yorkshire, e num feriado de Segunda-Feira de Pentecostes foi combinado que nossa escola deveria unir forças com a escola de um vilarejo vizinho. Eu queria que as crianças cantassem ao marchar de uma aldeia para a outra, mas não conseguia pensar em nada adequado, então me sentei-me à noite, e decidi eu mesmo escrever algo. ‘Soldado de Cristo’ foi o resultado. Foi escrito às pressas e temo que algumas das rimas estejam erradas. Certamente, nada me surpreendeu mais do que sua grande popularidade. Não me lembro bem como foi impresso pela primeira vez, mas sei que logo entrou em várias coleções musicais.” (The Methodist, 6 de Junho de 1896, p. 3)

Soldado de Cristo, avante lutai;

Cristo Comandante, diz sempre: Avançai!

Temos a vitória, Cristo já nos deu;

Comandante Chefe, por nós já venceu.

Refrão

Comandante Chefe, Grande Galardoador; 

Pois com Ele vence todo lutador.

Comentários