A "mãe" do Exército da Salvação

 

Catherine Mumford Booth (1829-1890)

Foto: The War Cry, 25 de Setembro de 1954, p. 3

Catherine Mumford Booth (1829-1890) era a esposa do General William Booth (1829-1912), e juntos fundaram o Exército da Salvação (Salvation Army)

Catherine Booth nasceu em Ashbourne, Derbyshire, Inglaterra, em 1829, e faleceu em 04 de Outubro de 1890. Era filha de John Mumford, um pregador metodista leigo, e de Sarah M. Mumford.

“Embora criada num lar cristão, Catherine Booth não acreditava estar verdadeiramente convertida até alcançar a idade de dezesseis anos. ‘Por volta dessa época’, ela nos conta, ‘passei por um grande conflito na alma. Embora estivesse consciente de ter me entregado totalmente a Deus desde meus primeiros anos, e embora estivesse ansiosa por servi-Lo, muitas vezes percebia um profundo prazer na oração, no entanto, eu não tinha a certeza de que meus pecados foram perdoados, e que eu tinha experimentado a mudança real de coração sobre o qual tinha lido e ouvido tanto. Eu estava determinada a não deixar mais a questão em dúvida, mas resolvê-la definitivamente, custasse o que custasse. Por seis semanas orei e lutei, mas não obtive satisfação... Nunca esquecerei a agonia pela qual passei, andando de um lado para o outro até as 2 horas da manhã, e, quando, totalmente exausta, me deitava para dormir, colocava minha Bíblia e o hinário debaixo do meu travesseiro, orando para que eu pudesse acordar com a certeza da salvação. Numa manhã, quando abri o meu hinário, meus olhos caíram sobre as palavras: ‘1Meu Deus, sou Teu! Que conforto divino, que bênção saber que meu Jesus é meu!’. Dezenas de vezes li e cantei essas palavras, mas agora elas chegaram ao fundo da minha alma com uma força e iluminação que nunca antes possuíam... Eu não esperava mais ser salva, eu tinha a certeza disso. A certeza da minha salvação pareceu inundar e encher minh’ alma. Pulei da cama... corri para o quarto de minha mãe e contei a ela o que aconteceu...” (The War Cry, 29 de Junho de 1940, p. 7)

 Catherine se casou com William Booth em 16 de Junho de 1855. 

Catherine Booth atuava na evangelização dos lugares mais degradantes, e a pregação de Catherine nestes lugares “começou em Gateshead... O trabalho ao ar livre fora uma característica da campanha conduzida nesta cidade e gangues de homens bêbados figuraram entre a oposição desordeira. A senhora Booth começou a falar com as pessoas bêbadas nas ruas e em suas casas sem asseio. Ela foi muito bem sucedida, felizmente, e conseguiu entrar em alguns dos piores lugares sozinha... Num caso, a senhora Booth visitou uma mulher que acabara de dar à luz a gêmeos. ‘Dei banho naqueles bebês numa travessa quebrada, me aproximando o quanto pude de um balde d’água que pude encontrar. A gratidão daqueles olhos grandes que me fitaram, naquele rosto pálido e encolhido na cama, nunca desapareceram da minha memória.’” (The War Cry, 30 de Março de 1929, p. 15)

Ficou conhecida como “A mãe do Exército da Salvação”.

_________

1 My God, I am Thine, composição de Charles Wesley (1707-1788)

Comentários