Adoniram Judson na Birmânia

 


O missionário batista Adoniram Judson nasceu em Malden, Massachussetts, Estados Unidos, em 09 de Agosto de 1788 e faleceu em 12 de Abril de 1850. Ele foi o primeiro americano a ser missionário no Oriente, tendo como campo de missão a Birmânia, atual país de Myanmar.

Adoniram Judson e sua esposa Anne Hasseltine Judson chegaram à cidade de Rangoon, na Birmânia, em 13 de Julho de 1813. “O Rev. Adoniram Judson trabalhou sete anos por seu primeiro convertido na Birmânia.” (The Evening Star, Parte I, 25 de Abril de 1914, p. 15)

Quando a guerra se levantou entre a Birmânia e a Inglaterra, o missionário Adoniram Judson foi levado para a prisão, e passou dois anos encarcerado. A prisão se deu pelo fato dele ter sido considerado um colaborador do governo inglês, ou seja, criou-se um fato político para levar o missionário à prisão.

“Quando o Sr. Judson foi levado preso, ele levava consigo sua tradução de uma parte do Novo Testamento, enrolada em algodão e coberta com uma esteira, usando-a como travesseiro. Ele guardou essa parte do Novo Testamento até que um dia as celas dos prisioneiros foram trocadas, o guarda pegou o travesseiro dele, arrancou a capa e jogou fora o precioso rolo. Mas Moung Ing, aquele primeiro convertido, encontrou-o, levou-o para casa como lembrança, sem saber seu valor, e vários meses depois o manuscrito foi encontrado ileso e agora faz parte da Bíblia birmanesa! Ao fim de quase dois anos de tortura, os ingleses conquistaram a Birmânia e os prisioneiros foram libertados.” (Scott, Mrs. O. W. Adoniram Judson: first missionary to Burma. Woman’s First Missionary Society of the Methodist Episcopal Church: Boston, USA, 1890, p. 7)

 “Em 31 de Janeiro de 1834, o Sr. Judson completou a Bíblia birmanesa. Sete anos mais foram gastos na revisão da primeira tradução, e, em 24 de Outubro de 1840, as últimas páginas da edição revisada foram enviadas para a tipografia.” (New York Tribune Illustrated Supplement, 16 de Janeiro de 1898, p. 2)

Comentários