O pastor e o Imperador

 


Em 1876, numa viagem aos Estados Unidos, o Imperador do Brasil, D. Pedro II foi até uma reunião evangélica onde o pregador era D. L. Moody. Dwight Lyman Moody (1837-1899) foi um balconista de sapataria, tinha pouco estudo, mas tornou-se um dos maiores pregadores evangélicos de todos os tempos.

“Num dos cultos o Imperador do Brasil, D. Pedro II, com alguns amigos, sentou-se na plataforma em assentos reservados para eles. O Imperador ficou muito comovido com um dos hinos do Sr. Sankey e profundamente interessado no discurso do Sr. Moody. Foi dito que algumas das frases do Sr. Moody eram bastante pontuais, para as quais a única resposta que podia ser dada era que ele não tinha um Imperador para pregar todo dia. Por outro lado, foi dito que o Sr. Moody não sabia que o Imperador estava presente. Abrindo os olhos com espanto, Moody comentou: ‘’Por que! Eu pensei que deveria ser algum pregador metodista do coração aquecido, recém-chegado ao país.’” (Life and labors of Dwight L. Moody de Henry Davenport Northrop (1836-1909): Premier Publishing Company, 1899, p. 119)

“O Sr. Moody não fez referência a D. Pedro, mas introduziu no meio de seu discurso estas palavras: ‘O que você fará com Jesus? O que você vai fazer com Jesus? Um imperador não pode comprar o céu, mas pode tê-lo como um presente gratuito.’ Depois de dizer isso o Sr. Moody fez uma pausa, e D. Pedro demonstrou concordância, e comentou a seguir com o cavalheiro que escreveu o relato: ‘Esse é um homem para ser ouvido e dar crédito.’’ (The life of Dwight L. Moody, by his son de William Revell Moody: The Authorized Publishers, 1900, p. 579)

Comentários