Os bons samaritanos de Martinho Lutero

 


Em 1497, Martinho Lutero (1483-1546), aos 14 anos de idade, foi estudar em Eisenach, Alemanha, numa escola mantida por monges. Para se alimentar, Lutero e seus amigos tinham que pedir comida de porta em porta, contando com a caridade das pessoas.

Na época de Natal de 1497, Lutero e seus amigos cantavam canções natalinas de porta em porta, mas não obtiveram ajuda. Lutero então parou na porta de uma imponente casa, a casa do magistrado e rico burguês, o Sr. Conrad Cotta. O jovem Lutero começou a cantar. A bondosa senhora Ursula Cotta ao abrir a porta, teve que às pressas socorrer Martinho Lutero que desmaiara de fome na porta de sua casa. Ela o pôs para dentro de casa, e cuidou dele como só uma mãe poderia cuidar. O tempo que Martinho Lutero permaneceu com a família Cotta e o apoio que ele recebeu desta família, permitiu-lhe estudar gramática, retórica e poesia na cidade de Eisenach.

Tempos depois Lutero vai para a Univerdade de Erfurt, Alemanha, e quando ainda um jovem estudante de Direito, descobre a Bíblia na Biblioteca desta Universidade. A partir da leitura da Bíblia a vida de Lutero mudou. Ao se deparar com um versículo do livro de Romanos, que diz: “... o justo viverá da fé.” (Romanos 1:17b), o coração de Lutero repousou nesta certeza.

Comentários