Bach: a música a serviço de Deus

 

Já disse Johann Sebastian Bach (1685-1750): “A única finalidade da música é a adoração a Deus...” (The War Cry, 01 de Setembro de 1956, p. 14). Por ter a convicção de que a finalidade da música é a adoração a Deus, Bach dedicou o melhor de sua música ao Senhor. Na maior parte de sua vida, Bach produziu música para a Igreja Luterana.

“Johann Sebastian, nasceu em 1685 em Eisenach, onde seu pai era organista da corte, ao contrário de muitos outros compositores não mostrou sinais precoces de ser um prodígio, embora tenha crescido numa atmosfera de boa música, seu pai morreu quando ele tinha apenas dez anos, e ele foi deixado aos cuidados de Johann Christoph, seu irmão mais velho.” (The Albury Banner and Wodonga Express, 1º de Maio de 1931, p. 11)

“Em 1723, aceitou o cargo de Mestre-de-Capela das igrejas luteranas de Leipzig, que exerceria, por 27 anos, até a sua morte... Bach era um homem piedoso. Sua religiosidade sustentou e alegrou serenamente sua existência laboriosa. Suas partituras eram iniciadas com as palavras ‘Soli Deo Gloria’ (Somente para a glória de Deus).” (Jornal Batista, 09 de Agosto de 1964, p. 4)

A grande obra de Bach é a “A paixão segundo S. Mateus”, primeiramente executada na Igreja St. Thomas de Leipzig, às vésperas da Sexta-Feira santa de 1729. Em 1829 o famoso compositor Mendelssohn regeu em Berlim “A Paixão Segundo São Mateus”, tornando Bach conhecido do grande público.

Comentários