Mais almejo o meu lar!

 

“Da linda Pátria estou mui longe, triste eu estou...”, hino 484 do Cantor Cristão, originalmente intitulado Old folks at home (The Swanee River), escrito em 1851 por Stephen Collins Foster (1826-1864).

O pastor metodista Justus Henry Nelson (1850-1937) foi o tradutor deste hino para o português. Justus Nelson também é autor de vários hinos em português, como o hino o hino “Reino Universal” (hino 134 do Cantor Cristão) e o hino “Meu Deus proverá” (hino 346 do Cantor Cristão).

Em 1892, em Belém, Pará, Justus Henry Nelson foi condenado à prisão por crime de opinião. Ele publicou em seu jornal O Apologista Christão Brazileiro, artigos considerados pelas autoridades judiciárias como ultraje à religião considerada oficial do País, embora a Constituição vigente no Brasil já garantisse a liberdade de consciência.

O jornal paraense O Democrata, nº 268, de 07 de Dezembro de 1892, p. 2, traz a nota da injusta prisão do pastor Justus Henry Nelson: “Foi recolhido hontem á cadeia publica o pastor methodista Justus H. Nelson afim de cumprir a pena a que foi condemnado pelo Tribuanal Superior de Justiça, por ter mais de uma vez offendido a religião catholica em lugares públicos e no seu jornal O Apologista Christão Brazileiro.”


Comentários