George Matheson (1842-1906)

  

                                 George Matheson (1842-1906)

George Matheson (1842-1906), um cego que se tornou pastor presbiteriano, nasceu em Glasgow, Escócia, em 27 de Março de 1842. Matheson ficou cego por completo quando era jovem. O pai dele era um rico comerciante.

“Na idade de vinte e quatro anos, foi licenciado para pregar. Ele guardava tudo na memória: hinos, lições, e sermões. As pessoas vinham de longe e de perto para ouvi-lo, e ninguém ia embora desapontado. Além de suas pregações e visitas, foi autor de muitos bons livros, mas talvez por nada ele seja mais amado do que por seu início de hino: ‘Amor, que por amor desceste! Amor, que por amor morreste’. Embora cego quase desde o nascimento, serviu a Deus e a seus semelhantes com uma devoção que jamais será esquecida.” (The War Cry, 16 de Setembro de 1944, p. 15)

George Matheson compôs o belo hino “O love that will not let me go”, hino este que aparece como hino 27 na Harpa Cristã, cujas primeiras linhas dizem: “Amor, que por amor desceste! Amor, que por amor morreste!”. Este hino O love that will not let me go, Matheson compôs em 06 de Junho de 1882, na noite do casamento de sua irmã. Este hino é muito popular nos países de língua inglesa.

A Revista Moody Monthly, de Outubro de 1920, p. 82, traz o seguinte relato que ocorreu na vida deste compositor e pregador: “O escritor destas belas palavras, Rev. George Matheson, estava noivo de uma jovem a qual amava muito. Pouco tempo antes de se casarem, ele começou a ficar cego, e quando seu médico informou a seus amigos que era apenas uma questão de algumas semanas até que sua visão desaparecesse definitivamente, sua nubente veio até ele, devolveu o anel de noivado, e pediu para ser liberada de seu compromisso dizendo: ‘Eu não quero ficar unida a um homem cego pelo resto da minha vida.’”. Desde então, George Matheson nunca se casou.

Comentários