Igreja perseguida: da Cortina de Ferro à Janela 10/40

 

Após a Segunda Guerra Mundial, surgiu a “Cortina de Ferro”, composta por países da Europa Oriental. Atrás desta “Cortina de Ferro” a Bíblia foi quase banida, pois se tornara inimiga oficial dos países que compunham esta cortina. A evangelização e o trabalho missionário também foram dificultados nestes locais.

Em 1951, o periódico Between the Lines, de 08 de Janeiro de 1951, s. p., traz a seguinte nota de como os comunistas tentaram minar a influência da Bíblia na Cortina de Ferro: “A Bíblia usada pelos Vermelhos: Chegaram informações de trás da Cortina de Ferro que em algumas áreas os comunistas estão agora tentando usar a Bíblia para reforçar os ensinamentos do comunismo! Os refugiados relatam que aparentemente um novo esforço está sendo feito para explicar os ensinamentos de Cristo de forma a justificar a abordagem comunista dos problemas humanos e também para criticar as organizações religiosas institucionais por não atenderem essas necessidades humanas... Trinta anos atrás, os bolcheviques começaram a destruir a Bíblia e a religião no mundo. Agora eles são forçados a admitir que a Bíblia e a verdade religiosa sobreviveram com força crescente, e assim os Vermelhos estão agora na segunda fase do conflito do marxismo com a religião, pois estão tentando controlar a igreja e adaptar os interesses religiosos para sua própria sobrevivência! Mas é fácil prever que este último passo será desastroso para os vermelhos, pois a Bíblia em sua totalidade é diametralmente oposta às doutrinas comunistas de violência, opressão e engano.”

Em 1952, numa reunião do International Council of Christian Churches, em Edimburgo, Escócia, decidiu-se que poderiam ajudar a Bíblia a entrar nos países da Cortina de Ferro colocando porções da Palavra de Deus dentro de balões cheios de gás e soltando-os sobre estes países. Em 1953, 50.000 porções da Bíblia impressas em tcheco, eslovaco, polonês, russo e alemão foram lançados sobre estes países. Em 1954, foram lançadas 100.000 porções da Bíblia em balões a gás na Cortina de Ferro, e em 1955, 1956 e 1957, foram lançadas 250.000 porções da Bíblia por este método.

Atualmente ainda existe impedimento à livre impressão e circulação da Bíblia em países comunistas como a China e a Coreia do Norte, e nos outros países que compõem nos dias atuais a chamada Janela 10/40, que é a localização geográfica dos países que mais perseguem a Bíblia e os cristãos no mundo, que, além de matar, torturar e prender cristãos em campos de trabalhos forçados, essas nações tentam a todo custo impedir a livre circulação da Bíblia em seus territórios.

Comentários