Richard Wurmbrand: um pastor numa terra comunista

 

Richard Wurmbrand (1909-2001)

O pastor luterano Richard Wurmbrand (1909-2001) teve que passar quatorze anos nas prisões comunistas da Romênia. Desde que os comunistas soviéticos tomaram a Romênia, como espólio da Segunda Guerra Mundial, em Agosto de 1944, os cristãos daquela terra foram reconhecidos como inimigos oficiais do regime comunista instalado naquela nação.

O periódico norueguês Maran Ata Bladet, Janeiro de 1967, p. 12-14, traz o relato do Pastor Richard Wurmbrand sobre como os cristãos eram perseguidos pelos comunistas da Romênia: “Por muitos anos, eu mesmo conduzi reuniões secretas para mais de cem pessoas. Certa vez, durante uma reunião, um policial bateu repentinamente na porta. Éramos mais de cem pessoas juntas. Quando abrimos a porta, cinco minutos depois, o policial encontrou apenas a família dona da casa, as crianças e eu dentro da casa. Durante os cinco minutos que se passaram antes de abrir a porta, os outros conseguiram sair pelas janelas. Felizmente, os comunistas não cercaram a casa inteira. Se fôssemos publicar um livro, tínhamos as maiores dificuldades. Todos os livros devem passar por uma rigorosa censura antes de serem colocados no mercado. Todos os livros que publiquei foram aprovados pelo censor comunista. Isso aconteceu da seguinte forma: Apresentamos aos censores um livro intitulado ‘Religião - Ópio do povo’. A capa do livro trazia uma foto de Karl Marx. As dez primeiras páginas do livro continham declarações antirreligiosas de Marx, Lenin e Stalin. O examinador leu minuciosamente as primeiras páginas, o que o agradou muito. O livro recebeu sua aprovação. No entanto, se ele tivesse lido a página 11, teria dito algo bem diferente. Na página 11, condenamos o conteúdo das duas primeiras páginas como a mais terrível mentira e fraude contra a humanidade. O resto do livro trouxe uma mensagem sobre Jesus, aquele que é o único que pode trazer a verdadeira felicidade para a raça humana. Jesus é a salvação do mundo. Ele é o caminho, a verdade e a vida! Como eu disse, o livro teve a aprovação dos comunistas. Em todas as manifestações comunistas estávamos presentes e vendíamos exemplares do livro. As pessoas compravam voluntariamente. Havia uma foto de seu herói Karl Marx na capa. Um dia, porém, algo aconteceu. Eu estava a caminho do culto, quando, de repente fiquei cercado por quatro policiais e fui empurrado para dentro de um carro. Meu primeiro pensamento foi que há 366 NÃO TEMAS na Bíblia. Um para cada dia do ano. Quando chegamos à prisão, fui imediatamente colocado em uma cela solitária a 30 pés de profundidade. Minha estadia de 14 anos na prisão havia começado. Eu estava completamente isolado do mundo exterior... A dureza e a brutalidade comunistas são desconhecidas do mundo ocidental. Eu vi como os cristãos foram crucificados e torturados da maneira mais cruel. Eles pregavam gatos vivos em uma tábua de madeira nas celas dos cristãos para mostrar-lhes o que os esperava se não renunciassem à fé cristã... Minha esposa também foi presa por três anos por sua fé. Quando ela saiu, disseram a ela que eu tinha morrido na prisão. Policiais vestidos como prisioneiros libertos vieram e lhe disseram que haviam estado presentes em meu funeral. Mas Jesus mostrou a ela em uma visão que eu estava vivo. Tudo o que passei nesses 14 anos me fez odiar o comunismo, mas não os comunistas. Eu odeio o pecado, mas não o pecador. O amor de Jesus nos faz amar todas as pessoas. Ele morreu uma vez por todos. Irmãos e irmãs, vamos nos unir em oração para que muitos sejam salvos para a eternidade. Ore para que Deus envie trabalhadores para Sua grande colheita...”

Comentários