Sublime graça

 

John Newton (1725-1807) é o autor do famosíssimo hino "Amazing Grace, how sweet the sound", hino 14 de Hinos e Cânticos, cujas primeiras linhas dizem: “Sublime graça que alcançou um pobre como eu...”.

John Newton foi um mercador de escravos, e capitão de navio negreiro. Quando criança, a mãe de John Newton ensinava-lhe hinos evangélicos e passagens da Bíblia, mas após a morte de sua mãe, ele se entregou a uma vida sem regras, e de vícios.

Em 1746, nas Ilhas Banana, localizadas em Serra Leoa, entrou no negócio de vender escravos. Sofreu muito nas mãos do dono deste negócio. Foram quinze meses de durezas e asperezas. Quando ele, finalmente, conseguiu escrever uma carta para seu pai, foram feitos arranjos para que um navio procurasse por ele e o levasse para casa. Na volta para casa uma terrível tempestade se levantou, John Newton começou a orar, e neste dia foi a sua conversão. Ele estava com 23 anos de idade nesta época.

Após retornar à Inglaterra, preparou-se para o ministério pastoral, e tornou-se pastor evangélico. “Por vários anos, ele foi um pastor bem sucedido, e pouco antes de sua morte, com a idade madura de oitenta e três anos, comentou com um amigo que estava ao seu lado: ‘Eu sou um grande pecador, e Cristo é o grande Salvador’.” (The War Cry, 16 de Julho de 1921, p. 6)

Comentários