Donald C. Gordon: um médico no interior de Goiás

 

                                             Donald C. Gordon e família

Em 1929 chegou ao Brasil o médico e missionário presbiteriano Donald Covil Gordon (1897-1998) e sua esposa Helen Gary Gordon. Após passarem por algumas cidades brasileiras, como Ponte Nova, Bahia, em Buriti, Mato Grosso, e em Anápolis, Goiás, em 1936 o casal Gordon chega a Rio Verde, Goiás. Em Rio Verde, no ano de 1937 foi fundado pelo Dr. Gordon, o Hospital Evangélico, e, em 1942 foi fundada pelo Dr. Gordon a Escola de Enfermagem Cruzeiro do Sul.

                               Women and Missions, Maio de 1937, p. 48
 Sobre a abertura do hospital em Rio Verde, Helen Gary Gordon narrou o seguinte na revista Women and Missions, Maio de 1937, p. 49: 

“Nós estamos prontos para abrir um pequenino hospital. A casa que alugamos e estamos reformando... terá apenas uma sala para operação, uma sala para esterilização, um quarto particular, uma ala feminina, uma ala masculina, um quarto para D. Júlia e para o Sr. João, que residirão no hospital, e a cozinha... Por enquanto, as alas não acomodarão mais que três leitos... Algum dia, o Senhor permitindo, nós seremos capazes de construir um prédio mais confortável.”

Uma casa numa vila do interior do Brasil
                           Foto: Women and Missions de Maio de 1935, p. 47

 No periódico Women and Missions de Maio de 1935, p. 47-48, Donald C. Gordon escreveu um artigo intitulado "Where physical need is great", o Dr. Gordon conta numa parte do artigo sobre os cuidados médicos que ele dava aos que sofriam com a lepra, e exercia também serviço de capelania:

“Cantamos duas canções, lemos uma porção da Bíblia, comentei a mensagem, e encerrei com uma oração: um culto rápido, mas muito apreciado.”

Donald C. Gordon

                          Foto: Presbyterian Life, 28 de Maio de 1955, p. 11

Donald C. Gordon: um médico no interior de Goiás © 2023 by Daiane Firme Cavalcante is licensed under CC BY-NC-ND 4.0 

Comentários