Adoniram Judson (1788-1850): o apóstolo da Birmânia

 

O missionário batista Adoniram Judson (1788-1850) quando partiu dos Estados Unidos para um distante país do Oriente, a Birmânia, atual Myanmar, não tinha ideia do quanto sua ida àquela Nação marcaria a história das missões evangélicas de modo atemporal.

Dois anos antes de partir para a Birmânia, Adoniram Judson se casou com Ana Hasseltine (1789-1826), cujo testemunho de vida e missão foi imortalizado no livro “Ana de Ava” de autoria de Ethel Daniels Hubbard.

 Ana de Ava de Ethel Daniels Hubbard, capa da 3ª edição, 1949, Casa Publicadora Batista

O casal Judson desembarcou na cidade de Rangun, na Birmânia em Julho de 1813.

“Como todos os missionários pioneiros, eles tiveram de trabalhar por longo tempo e pacientemente antes de ver os resultados. Judson dedicou-se ao idioma e trabalhou diligentemente numa tradução birmanesa do Evangelho de Mateus e em vários tratados sobre o Cristianismo. Quatro, cinco, seis anos de testemunho fiel se passaram sem que houvesse um único convertido.” (Revista His, Abril de 1950, p. 5)

Quando a guerra se levantou entre a Inglaterra e a Birmânia no ano de 1824, o missionário Adoniram Judson foi levado para a prisão sob a acusação de ser um informante do governo inglês.

Nessa época, o missionário Judson já havia traduzido o Novo Testamento para o birmanês, e como sua casa estava sob estrita vigilância dos oficiais birmaneses, Ana Hasseltine, esposa do missionário Judson, escondeu o manuscrito do Novo Testamento, enterrando-o no chão da casa em que morava. 

 Ana Hasseltine (1789-1826)

Quando Ana Hasseltine desenterrou o manuscrito, as páginas já estavam mofando e cheia de umidade, por causa das pesadas chuvas que caiu naquele lugar. Então, teve a ideia de fazer um macio travesseiro e levá-lo para seu marido na prisão. Ela enrolou o manuscrito num rolo de algodão, coseu bem o pano de revestimento do travesseiro, e na manhã seguinte foi até a prisão, e disse em voz alta para que os carcereiros escutassem a conversa dela com o marido: “Aqui está um travesseiro para que você possa dormir com mais conforto”. Depois sussurrou para seu esposo: “Seu manuscrito do Novo Testamento está dentro do travesseiro!”.

“Nove meses depois, Adoniram Judson foi transferido para uma prisão do interior, e lhe disseram que, ele, com cem outros prisioneiros ficariam presos na mesma vara de bambu, e que ele seria ser morto antes do amanhecer. Durante aquela noite terrível, Judson passou muito tempo em oração angustiado pela segurança daquele travesseiro que havia sido levado pelo carcereiro da prisão para uso pessoal do próprio carcereiro. Mais uma vez, Ana Judson teve a ideia de preservar o valioso Livro: trouxe para o carcereiro um travesseiro melhor e mais macio, e o convenceu a trocá-lo pelo antigo. Judson não foi condenado à morte, mas foi levado para outra prisão. O travesseiro que sua esposa recuperou do carcereiro foi com ele. Um dos novos carcereiros pegou o travesseiro dele e o rasgou. Este carcereiro guardou a cobertura de pano, mas jogou fora o rolo de algodão como algo inútil. Do lado de fora do muro da prisão, um cristão local caminhava. Ele tropeçou em alguma coisa, olhou para baixo e viu o rolo de algodão. Seus olhos se arregalaram quando reconheceu o rolo de algodão como pertencente a seu amigo, o amado missionário. Cuidadosamente, ele pegou o rolo de algodão e o levou para casa, valorizando-o, não pelo manuscrito, pois não sabia o que estava escondido no rolo de algodão, mas como uma relíquia de seu mestre preso. Meses depois o manuscrito foi descoberto ainda intacto no rolo de algodão. No final da guerra, este Novo Testamento foi impresso e, em 1834, toda a Bíblia foi traduzida para a língua birmanesa.” (The War Cry, 30 de Agosto de 1958, p. 15)

“Em 31 de Janeiro de 1834, o Sr. Judson completou a Bíblia birmanesa. Sete anos mais foram gastos na revisão da primeira tradução, e, em 24 de Outubro de 1840, as últimas páginas da edição revisada foram enviadas para a tipografia.” (New York Tribune Illustrated Supplement, 16 de Janeiro de 1898, p. 2)

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