David Livingstone: um missionário nas selvas africanas

 


O missionário evangélico David Livingstone (1813-1873) nasceu em 13 de Março de 1813 na cidade de Blantyre, Escócia. Como era muito pobre, ainda criança começou a trabalhar para ajudar em casa. “David ia completar dez annos de edade. O pae e a mãe eram muito pobres, de modo que, naquella edade, Davidzinho partiu para ganhar a vida. Abotoou a jaqueta, poz o bonet escocez e foi trabalhar na machina de fiar algodão...” (MATHEWS, Basil. Livingstone, o pioneiro. 3ª ed. São Paulo-SP: Imprensa Methodista, 1929, p. 20)

Em 1836, David Livingstone ingressou na Universidade de Glasgow, Escócia, como estudante de Grego e Medicina. Foi quando ainda era estudante em Glasgow que Livingstone optou pelo serviço missionário em terras estrangeiras, e se uniu à Sociedade Missionária de Londres em 1837.  Em 20 de Novembro de 1840, David Livingstone foi ordenado ministro evangélico. Em 08 de Dezembro de 1840 embarcou para o Cabo da Boa Esperança, na África.

Chegando à África, no Vale de Mabotsa, fundou uma estação missionária, auxiliado por sua esposa, a senhora Mary Moffat, filha do lendário missionário Robert Moffat (1795-1883).

Em 1849, David Livingstone cruzou o deserto do Kalahari, chegou até o Rio Zouga e atingiu o Lago Ngmi, onde nenhum outro europeu havia chegado. Este missionário viveu várias aventuras de exploração das paisagens naturais da África, descobrindo lugares inexplorados.

Em 1856, David Livingstone retorna à Inglaterra para visitar sua esposa e filhos, que lá estava para tratamento médico. A Rainha Vitória (1819-1901), soberana do trono inglês à época quis ouvir o missionário Livingstone narrando as suas maravilhosas aventuras na África.

Em 29 de Abril de 1873, David Livingstone faleceu em Kalinde, África.

Comentários